O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual

Autores

  • Roseane Maria de Amorim
  • Tatiane Hilário de Lira
  • Michelle Pereira de Oliveira
  • Ana Paula Palmeira

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir o papel da monitoria na formação de professores e professoras. Consideramos a sala de aula e a docência como espaço de pesquisa, de reflexão, de aprendizagem e profissionalização da docência. Nessa visão, inclui-se a compreensão do processo educativo, o sentido, o papel social e ético do magistério que deve ser linha mestra na formação inicial e continuada dos educadores. Na nossa visão, a aproximação dos estudantes de licenciatura com a monitoria significa uma possibilidade de aprendizagem ímpar para o futuro professor e professora. Com base nestas anotações, buscamos a partir do campo metodológico e bibliográfico confrontarmos os autores do campo da pesquisa e formação de professores com a nossa experiência de trabalho. Chegamos à conclusão que existe a necessidade da reflexão sobre a importância da monitoria na universidade.

 

Palavras-chave: Monitoria. Formação de professores. Contexto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

AMORIM, R. M. de; LIRA, T. H. de; OLIVEIRA, M. P. de; PALMEIRA, A. P. O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 33–47, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos