No interior de um Conselho Municipal de Educação: análise de um colegiado que se fez itinerante

Autores

  • Nilson Robson Guedes Silva

Resumo

O resultado da pesquisa apresentada neste artigo explicita a atuação de um Conselho Municipal da Educação, instituído no município de Limeira, Estado de São Paulo, que buscou uma alternativa diferenciada para que a população pudesse conhecer e participar de seus trabalhos. Em busca dessa participação, o Conselho se deslocou de sua sede para realizar as suas reuniões em escolas localizadas na periferia. O pesquisador acompanhou as reuniões do colegiado durante dois anos, utilizando os seguintes instrumentos de coleta de dados, da pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa: relatórios de pesquisa, atas de reuniões, legislação, questionários e entrevista semiestruturada. A atuação do Conselho demonstrou a capacidade que a comunidade escolar possui de contribuir com a gestão da educação, quando há condições que favoreçam o seu envolvimento e a sua participação.

Palavras-chave: Escola pública. Educação básica. Gestão educacional.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

SILVA, N. R. G. No interior de um Conselho Municipal de Educação: análise de um colegiado que se fez itinerante. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 203–225, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/137. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos