Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-01-28. Leia a versão mais recente.

INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: formação pela pesquisa de Sul a Norte do Brasil

Autores

  • Rafael Fonseca de Castro Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1524

Palavras-chave:

Intervenção pedagógica, Pesquisa educacional, Educação

Resumo

Conferência apresentada no I Seminário de Educação de Ariquemes, no Campus de Ariquemes/RO da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em 6 de novembro de 2019. Fala semelhante, com dados atualizados sobre as pesquisas em desenvolvimento pelo palestrante, foi apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão/RS, em 17 de dezembro de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Ciências da Educação – Campus Porto Velho. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf). Líder do Grupo de Pesquisa “HISTCULT – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos”. Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Porto Velho/RO - Brasil. E-mail: castro@unir.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5897-851X

Referências

ALVES, Clarice. Vaz Peres. A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das Ideias de L. S. Vygotsky. 2013. 232f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

ARAÚJO, Gabrielle F. S. Intervenção Pedagógica e Educação do Campo: ações educacionais em duas escolas de Zona Rural de Porto Velho/RO. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

BOANOVA, Cecília O. Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.

CASTRO, Rafael F. de. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de

pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural. 2014. 238f. Tese

(Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CASTRO, Rafael F. de; CARVALHO, Anjo G.; BRITO, Hevelyn Plácido; BERBET, Geísa; CUNHA, Kellen K. C. Propostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de Biologia em escolas públicas de Porto Velho. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 05, n. 12, p. 61-81, set/dez, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226. Acesso em: 03 mar. 2019.

CENCI, Adriane. “Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. 2016. 335f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.

COLL, C.; MARQUESI, A.; PALACIOS, J. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação. Vols. I, II e III. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

DAMIANI, Magda F. ROCHEFORT, Renato S. CASTRO, Rafael F. de; PINHEIRO, Silvia N. S.; DARIZ, Marion R. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 28 jun. 2019.

GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo. 6. ed. São Paulo: Ícone, 2010.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004. Acesso em: 19 ago. 2019.

NEVES, Ângela B. Oficinas de Jogos Teatrais e suas repercussões em

Escolares. 2012. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005.

PENHA, Soraia R. A implantação de uma rotina de atenção à saúde da pessoa idosa em uma equipe de Saúde da Família de Porto Velho/RO. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.

PINHEIRO, Silvia N. S. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar? 2014. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

PINHO, Franciane de Oliveira. Mediação de Conflitos: proposta de intervenção pedagógica por uma nova cultura de convivência em uma escola estadual do município de Porto Velho/RO. 2020. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.

PIRES, Fabiana L. B. O ensino da Língua Espanhola na Educação Especial: formação docente e aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual. 2010. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.

ROCHEFORT, Renato S. Ensinar a ensinar... Aprender para ensinar! As

aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das

Teorias Histórico-Cultural e da Atividade. 2012. 347f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

SANTOS, Divina Rogéria C. Intervenção Pedagógica na Educação Não-Formal: uma proposta junto a crianças do PROFESP na cidade de Porto Velho/RO. 2019. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.

SILVA, Ana Cláudia O. “Jogo de Figuras e Palavras”: uma proposta de

intervenção pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.

STANGUE, Rosemeri K. A Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural: uma Intervenção com Acadêmicos de Pedagogia de Ariquemes (RO). 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.

VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas. v. 1. 2. ed. Moscú: Editorial Pedagóguika, 1927/1997.

Downloads

Publicado

2021-01-28 — Atualizado em 2021-01-28

Versões

Como Citar

CASTRO, R. F. de . INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: formação pela pesquisa de Sul a Norte do Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020125, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1524. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1524. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Conferência