INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: formação pela pesquisa de Sul a Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1524Palavras-chave:
Intervenção pedagógica, Pesquisa educacional, EducaçãoResumo
Conferência apresentada no I Seminário de Educação de Ariquemes, no Campus de Ariquemes/RO da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em 6 de novembro de 2019. Fala semelhante, com dados atualizados sobre as pesquisas em desenvolvimento pelo palestrante, foi apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão/RS, em 17 de dezembro de 2019.
Downloads
Referências
ALVES, Clarice. Vaz Peres. A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das Ideias de L. S. Vygotsky. 2013. 232f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
ARAÚJO, Gabrielle F. S. Intervenção Pedagógica e Educação do Campo: ações educacionais em duas escolas de Zona Rural de Porto Velho/RO. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
BOANOVA, Cecília O. Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
CASTRO, Rafael F. de. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de
pedagogia a distância: uma intervenção Histórico-Cultural. 2014. 238f. Tese
(Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
CASTRO, Rafael F. de; CARVALHO, Anjo G.; BRITO, Hevelyn Plácido; BERBET, Geísa; CUNHA, Kellen K. C. Propostas de intervenção pedagógica de estagiários para o ensino de Biologia em escolas públicas de Porto Velho. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 05, n. 12, p. 61-81, set/dez, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226. Acesso em: 03 mar. 2019.
CENCI, Adriane. “Inclusão é uma utopia”: possibilidades e limites para a inclusão nos anos finais do ensino fundamental – intervenção e interpretação a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. 2016. 335f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
COLL, C.; MARQUESI, A.; PALACIOS, J. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação. Vols. I, II e III. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
DAMIANI, Magda F. ROCHEFORT, Renato S. CASTRO, Rafael F. de; PINHEIRO, Silvia N. S.; DARIZ, Marion R. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 45, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 28 jun. 2019.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LURIA, A. R. Desenvolvimento Cognitivo. 6. ed. São Paulo: Ícone, 2010.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004. Acesso em: 19 ago. 2019.
NEVES, Ângela B. Oficinas de Jogos Teatrais e suas repercussões em
Escolares. 2012. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso. Princípios e Procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005.
PENHA, Soraia R. A implantação de uma rotina de atenção à saúde da pessoa idosa em uma equipe de Saúde da Família de Porto Velho/RO. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
PINHEIRO, Silvia N. S. O jogo com regras explícitas pode ser um instrumento para o sucesso de estudantes com história de fracasso escolar? 2014. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
PINHO, Franciane de Oliveira. Mediação de Conflitos: proposta de intervenção pedagógica por uma nova cultura de convivência em uma escola estadual do município de Porto Velho/RO. 2020. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
PIRES, Fabiana L. B. O ensino da Língua Espanhola na Educação Especial: formação docente e aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual. 2010. 278f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
ROCHEFORT, Renato S. Ensinar a ensinar... Aprender para ensinar! As
aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das
Teorias Histórico-Cultural e da Atividade. 2012. 347f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
SANTOS, Divina Rogéria C. Intervenção Pedagógica na Educação Não-Formal: uma proposta junto a crianças do PROFESP na cidade de Porto Velho/RO. 2019. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
SILVA, Ana Cláudia O. “Jogo de Figuras e Palavras”: uma proposta de
intervenção pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 178f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
STANGUE, Rosemeri K. A Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural: uma Intervenção com Acadêmicos de Pedagogia de Ariquemes (RO). 2019. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
VYGOTSKI, Lev S. Obras Escogidas. v. 1. 2. ed. Moscú: Editorial Pedagóguika, 1927/1997.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-01-28 (3)
- 2021-01-28 (2)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).