Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil

Autores

  • Gláuci Helena Mora Dias

Resumo

Os manuais didáticos no Brasil direcionam uma seleção legítima de conteúdos e uma proposta de transposição didática que muitas vezes é equivocada e introduz as mudanças das leis educacionais e de concepções de ensino de língua portuguesa. Há uma rede de fatores interferentes na indústria do material escolar que exercem múltiplas influências sobre a produção do livro didático de português no Brasil. Esses fatores interferentes na produção da gramática escolar formam uma confluência de forças que reflete – e, ao mesmo tempo, resulta em – uma concepção predominante de ensino de língua portuguesa, a qual, por sua vez, pressiona o mercado editorial do livro didático. Considerando a importância do livro didático no processo ensino-aprendizagem de língua  materna, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do funcionamento da gramática escolar, no que diz respeito tanto à proposta, tendências e significados assumidos pelos autores desta obra, como ao objeto e referencial de ensino da língua portuguesa.

 

Palavras-chave: Manuais didáticos. Gramática escolar. Mercado editorial. Fatores interferentes na produção do livro didático de português. Concepção de ensino de língua portuguesa.

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Publicado

2017-01-25

Como Citar

DIAS, G. H. M. Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 105–118, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos