Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil
Resumo
Os manuais didáticos no Brasil direcionam uma seleção legítima de conteúdos e uma proposta de transposição didática que muitas vezes é equivocada e introduz as mudanças das leis educacionais e de concepções de ensino de língua portuguesa. Há uma rede de fatores interferentes na indústria do material escolar que exercem múltiplas influências sobre a produção do livro didático de português no Brasil. Esses fatores interferentes na produção da gramática escolar formam uma confluência de forças que reflete – e, ao mesmo tempo, resulta em – uma concepção predominante de ensino de língua portuguesa, a qual, por sua vez, pressiona o mercado editorial do livro didático. Considerando a importância do livro didático no processo ensino-aprendizagem de língua materna, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do funcionamento da gramática escolar, no que diz respeito tanto à proposta, tendências e significados assumidos pelos autores desta obra, como ao objeto e referencial de ensino da língua portuguesa.
Palavras-chave: Manuais didáticos. Gramática escolar. Mercado editorial. Fatores interferentes na produção do livro didático de português. Concepção de ensino de língua portuguesa.