Desempenho escolar e vulnerabilidade social

Autores

  • Laura Marisa Carnielo Calejon

Resumo

Este artigo discute a dinâmica do desenvolvimento e outros conceitos construídos pelo Enfoque Histórico-Cultural como categorias que permitem compreender de forma mais adequada o desempenho escolar de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Demonstra a contribuição da Psicologia para construir, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e do pensamento complexo uma explicação mais abrangente do desenvolvimento humano e das relações entre aprendizado e desenvolvimento humano. São  apresentados fragmentos de ações educativas realizadas com dois sujeitos em situação de risco social.


Palavras-chave: Educação. Vulnerabilidade social. Desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

CALEJON, L. M. C. Desempenho escolar e vulnerabilidade social. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 146–164, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos