Letramento: análise de uma prática pedagógica a partir do gênero poema

Autores

  • Ângela Cristina Di Palma Back
  • Anilse Maria Picollo Borttolin
  • Jucelma Cardoso Cipriano

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma prática pedagógica que teve como enfoque o gênero poema, na promoção do letramento. A fundamentação teórica vincula-se às reflexões de Bakhtin (2003), Geraldi (1992) e Soares (2006, 2010), trazendo para a discussão o viés teórico-literário problematizado em Lajolo (1996, 2001), Pacheco (2004) e Perrone-Moisés (1999) e levando em consideração também documentos educacionais, a exemplo dos PCN (1998). Os dados deste estudo compõem-se de observações da prática de ensino de uma professora junto aos estudantes do Ensino Fundamental de uma escola de educação básica do interior de Santa Catarina. A análise aponta para alguns pontos positivos em sua transposição didática, contudo leva-nos a uma reflexão sobre a caminhada que ainda deve ser feita, para que haja um trabalho com gêneros de maneira engajada à vida em sociedade, propiciando, assim, a promoção do letramento. Num passo além, sugerimos ainda outras atividades que possam contribuir para a apropriação do gênero poema e o avanço junto às práticas de linguagem.

 

Palavras-chave: Gênero poema. Prática pedagógica. Letramento.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

BACK, Ângela C. D. P.; BORTTOLIN, A. M. P.; CIPRIANO, J. C. Letramento: análise de uma prática pedagógica a partir do gênero poema. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 153–168, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/255. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos