A formação de modelos mentais na sala de aula
Resumo
Apresentaremos um estudo sobre a dinâmica de formação de modelos mentais e consequências para a sala de aula. Argumentaremos apoiados em autores como D’Amore (2007), Borges (1998) e Moreira (1996) que um modelo mental é formado por sucessivas imagens mentais acomodadas e fundamenta explicações durante as tarefas de ensino. Nosso objetivo, portanto, é refletir sobre o que seria um modelo mental, suas características principais, natureza, tipos, sua dinâmica de formação e também como se poderiam construir recursos didático-pedagógicos a partir dessas informações. Nossa questão de pesquisa baseia-se em saber: de que maneira a dinâmica de formação de modelos mentais pode ser útil para o ensino aprendizagem? Concluímos que os modelos mentais podem embasar a construção de novas estratégias e materiais didáticos com base nas imagens mentais prévias dos estudantes, possibilitando aprendizagem em pouco tempo.
Palavras-chave: Modelos mentais. Ensino-aprendizagem. Recursos didáticos.