Prática pedagógica em uma unidade de acolhimento no município de Porto Velho – Rondônia

Autores

  • Jéssica Fabrícia Silva Lima
  • Ana Paula Rodrigues
  • Marli Lucia Tonatto Zibetti

Resumo

As unidades de acolhimento, como instituições destinadas à execução de medidas protetivas com crianças e adolescentes que viveram situações de abandono, violência ou maus tratos no âmbito familiar, são espaços importantes para a atuação de psicólogos e, por isso, foi a instituição escolhida para o desenvolvimento de experiência de prática de ensino. O presente artigo apresenta e discute alguns aspectos relacionados com essa experiência vivida por estudantes de psicologia durante a realização de atividade docente no município de Porto Velho – Rondônia. A unidade escolhida acolhe adolescentes do sexo feminino com idades entre 12 e 18 anos. Os métodos utilizados foram a observação participante, entrevistas informais, registros em caderno de campo e execução de minicurso com o tema “Expressão e comunicação na relação interpessoal por meio da arte”. A prática pedagógica proporcionou novas experiências possibilitando o crescimento intelectual, pessoal e profissional das acadêmicas no sentido de experimentar vivências no contexto social da institucionalização das adolescentes e também presenciar transformações nas educandas, a partir da participação nas atividades.

 

Palavras-chave: Unidade de acolhimento. Prática pedagógica. Psicologia escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

LIMA, J. F. S.; RODRIGUES, A. P.; ZIBETTI, M. L. T. Prática pedagógica em uma unidade de acolhimento no município de Porto Velho – Rondônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 215–227, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/29. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos