IMPERIALISMO, CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, CRISE AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: apontamentos sobre a conjuntura contemporânea

Autores

Palavras-chave:

imperialismo, crise estrutural do capital, crise ambiental, marxismo, dependência

Resumo

Este artigo analisa a conjuntura geopolítica contemporânea a partir de uma perspectiva histórico-crítica, articulando os conceitos de imperialismo, crise estrutural do capital e crise ambiental como determinações de uma mesma totalidade histórico-social. Com base nas contribuições de Marx, Lênin, Harvey e Mészáros, argumenta-se que o imperialismo permanece como forma necessária da reprodução do capital em seu estágio contemporâneo, operando por meio de mecanismos de força e de coerção bélica, econômica, política e ambiental. Sustenta-se que a atual configuração multipolar não supera a lógica imperialista, mas redistribui seus agentes, aprofundando processos de espoliação social, devastação ecológica e dependência estrutural. O artigo dialoga criticamente com a teoria marxista da dependência, analisando o papel da Venezuela como condensação das contradições imperialistas e o Brasil como formação dependente de caráter subimperialista, com implicações diretas para as políticas públicas, a educação e a produção do conhecimento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp. Pesquisador do CEACAM - Centro Avançado de Apoio Educativo à Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Cultura Alimentar na Amazônia, da Ufopa. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Coordenador executivo do HISTEDBR.

Referências

BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. O retorno do imperialismo nu e cru: o sequestro de Maduro e a Doutrina Donroe. A Terra É Redonda, 4 jan. 2026.

DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à democratização do ensino. São Paulo: Cortez, 2016.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010.

HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2018.

LÊNIN, V. I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2012 [1916].

LOMBARDI, José Claudinei. Educação, ensino e formação humana. Campinas: Autores Associados, 2011.

LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.

LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino em Marx. In: MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes, 2000.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011

MARX, Karl. Prefácio à Contribuição à crítica da economia política. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

2026-01-14

Como Citar

LOMBARDI, J. C. . IMPERIALISMO, CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, CRISE AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: apontamentos sobre a conjuntura contemporânea. Revista Exitus, [S. l.], v. 16, n. 1, 2026. DOI: 10.24065/re.v16i1.2999. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/2999. Acesso em: 23 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos