IMPERIALISMO, CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, CRISE AMBIENTAL E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: apontamentos sobre a conjuntura contemporânea
Palavras-chave:
imperialismo, crise estrutural do capital, crise ambiental, marxismo, dependênciaResumo
Este artigo analisa a conjuntura geopolítica contemporânea a partir de uma perspectiva histórico-crítica, articulando os conceitos de imperialismo, crise estrutural do capital e crise ambiental como determinações de uma mesma totalidade histórico-social. Com base nas contribuições de Marx, Lênin, Harvey e Mészáros, argumenta-se que o imperialismo permanece como forma necessária da reprodução do capital em seu estágio contemporâneo, operando por meio de mecanismos de força e de coerção bélica, econômica, política e ambiental. Sustenta-se que a atual configuração multipolar não supera a lógica imperialista, mas redistribui seus agentes, aprofundando processos de espoliação social, devastação ecológica e dependência estrutural. O artigo dialoga criticamente com a teoria marxista da dependência, analisando o papel da Venezuela como condensação das contradições imperialistas e o Brasil como formação dependente de caráter subimperialista, com implicações diretas para as políticas públicas, a educação e a produção do conhecimento crítico.
Downloads
Referências
BASTOS, Pedro Paulo Zahluth. O retorno do imperialismo nu e cru: o sequestro de Maduro e a Doutrina Donroe. A Terra É Redonda, 4 jan. 2026.
DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2001.
DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à democratização do ensino. São Paulo: Cortez, 2016.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010.
HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.
HARVEY, David. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2018.
LÊNIN, V. I. O imperialismo, fase superior do capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2012 [1916].
LOMBARDI, José Claudinei. Educação, ensino e formação humana. Campinas: Autores Associados, 2011.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.
LOMBARDI, José Claudinei. Educação e ensino em Marx. In: MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes, 2000.
MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011
MARX, Karl. Prefácio à Contribuição à crítica da economia política. In: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 José Claudinei Lombardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).








