Memórias de egressos: mestrado em educação/UFT
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n2ID542Resumo
Este trabalho objetiva discorrer sobre as contribuições da formação oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE-UFT) na trajetória pessoal e profissional dos egressos que atuam na Educação Básica no município de Palmas - TO. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, bibliográfica e a pesquisa de campo com a realização de entrevistas para obter dados sobre a influência do PPGE-UFT na prática docente. Nas entrevistas optamos pela história oral temática com um roteiro estruturado, organizado a partir de eixos: a) motivações para escolha profissional; b) a prática pedagógica na educação básica; c) o processo de democratização e acesso dos docentes da educação básica aos Programas de Mestrado em Educação na região amazônica c) a formação no PPGE/UFT frente a sua realidade escolar. As entrevistas foram transcritas e textualizadas. Os discursos das entrevistadas evidenciaram que a contribuição da formação no PPGE-UFT, se consolida a partir do conjunto de disciplinas e atividades oferecidas pelo Programa, da participação em grupos de pesquisa e eventos científicos, do estímulo à produção discente, do processo de orientação e defesa da dissertação e dos recursos oferecidos pela instituição na qual se situa o programa.
Palavras-chave: Formação Continuada. Professores da Educação Básica. Pós-Graduação Stricto Sensu. História oral.