Formação dos professores universitários no Plano Nacional de Educação

Autores

  • Maria Antonia Vidal Ferreira

Resumo

O tema de estudo Formação dos Professores universitários pretende revisitar uma velha discussão, recolocando-a no contexto das políticas públicas atuais, orientadas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio de 2014 a 2024. Trata-se do documento legal mais recente, que traça as diretrizes, metas e estratégias para a educação no Brasil. Tem por objetivo discutir sobre os aspectos favoráveis à profissionalização da docência universitária, como a formação inicial e continuada, o plano de carreira e as condições infraestruturais oferecidas pelas instituições. A pesquisa teórica e documental, situada numa abordagem qualitativa, constatou que ainda há um longo caminho a trilhar no campo da profissionalização da docência universitária. Observo também pequenos avanços sinalizados pela institucionalização nacional de acompanhamento pedagógico do professor universitário ingressante nesta profissão. Portanto, as condições favoráveis à profissão docente representam um conjunto articulado de proposições capazes de favorecer um desempenho profissional adequado ao processo histórico-social e cultural dos seres humanos.


Palavras-chave: Formação. Docência universitária. Políticas Públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

FERREIRA, M. A. V. Formação dos professores universitários no Plano Nacional de Educação. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 40–51, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/58. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos