Estado, política e educação do campo: uma re-visão de conceitos á luz da pedagogia histórico crítica

Autores

  • Glez Rodrigues Freitas
  • Rosana Ramos de Souza

Resumo

O presente artigo trata de uma releitura embasada por referenciais teóricos e debates sobre Sociedade, Estado e Política Educacional, relacionando-os à temática da educação do campo. As análises contidas nesse artigo abordam a compreensão de conceitos como: Estado, política educacional, educação do campo, relação educação-trabalho, igualdade-equidade, alternância, etc. Evidenciando assim, um campo de possibilidades para explicitar a escolha por uma abordagem que abarque e justifique as necessidades do campo, considerando o devido princípio dialético da totalidade e da historicidade inerentes a Pedagogia Histórico Crítica. Com base em diversos estudos convergentes e divergentes, refletiremos sobre a educação do campo buscando uma compreensão entre a relação teoria-prática na educação que possa representar não apenas a fixação do jovem no campo, mas também a busca por sua emancipação política, econômica e social, tendo em vista a transformação de sua realidade social.


Palavras-chave: Política. Educação do campo. Pedagogia Histórico Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

FREITAS, G. R.; SOUZA, R. R. de. Estado, política e educação do campo: uma re-visão de conceitos á luz da pedagogia histórico crítica. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 101–113, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/63. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos