Estado, política e educação do campo: uma re-visão de conceitos á luz da pedagogia histórico crítica
Resumo
O presente artigo trata de uma releitura embasada por referenciais teóricos e debates sobre Sociedade, Estado e Política Educacional, relacionando-os à temática da educação do campo. As análises contidas nesse artigo abordam a compreensão de conceitos como: Estado, política educacional, educação do campo, relação educação-trabalho, igualdade-equidade, alternância, etc. Evidenciando assim, um campo de possibilidades para explicitar a escolha por uma abordagem que abarque e justifique as necessidades do campo, considerando o devido princípio dialético da totalidade e da historicidade inerentes a Pedagogia Histórico Crítica. Com base em diversos estudos convergentes e divergentes, refletiremos sobre a educação do campo buscando uma compreensão entre a relação teoria-prática na educação que possa representar não apenas a fixação do jovem no campo, mas também a busca por sua emancipação política, econômica e social, tendo em vista a transformação de sua realidade social.
Palavras-chave: Política. Educação do campo. Pedagogia Histórico Crítica.