O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros

Autores

  • Juliana Balbino Fernandes Chiarini
  • Rosimeire Aparecida Soares Borges

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a conformação das prescrições oficiais para o ensino de geometria do primeiro ano do curso primário em tempos da pedagogia da escola ativa. Como objetivos específicos pretende-se analisar os conteúdos de ensino de Geometria prescritos no primeiro ano do ensino primário, bem como analisar as orientações pedagógicas para o ensino de Geometria para o primeiro ano escolar. Intenta-se ainda analisar as finalidades prescritas nos documentos oficiais para o ensino de Geometria. Para tanto estará fundamentado em Nóvoa (1998), Chervel (1990) e Monarcha (2009). Serão analisados os programas do nível primário de ensino, publicados no ano de 1930, em diferentes estados brasileiros. Espera-se que um estudo histórico comparativo em programas destinados ao ensino primário, publicados no Brasil, possa trazer à tona os conceitos Geométricos que foram contemplados nesse período, bem como as metodologias de ensino utilizadas nessa disciplina auxiliando na escrita da História da Educação Matemática.


Palavras-chave: Geometria. Programas de ensino. História da educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

CHIARINI, J. B. F.; BORGES, R. A. S. O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 194–213, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/72. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos