Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente

Autores

  • Neusa Lopes Bispo Diniz
  • Lílian Miranda Bastos Pacheco

Resumo

O presente artigo retoma o conceito de consciência fonológica/habilidades metafonológicas e a relevância de suas contribuições para a aprendizagem da linguagem escrita. Oferece aos educadores da Escola Básica algumas reflexões e recomendações para o trabalho docente, no âmbito da prevenção/recuperação do enfrentamento de dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Dificuldades identificadas em sala de aula relativas às habilidades linguísticas são compreendidas na perspectiva do letramento. A gestão escolar é convocada à assunção de compromisso político educacional democrático e participativo, no sentido de conformar espaços de diálogos e de formação em serviço, no interior da escola, sobre a temática alfabetização/letramento e habilidades metafonológicas.

 

Palavras-chave: Consciência fonológica. Linguagem escrita. Gestão escolar. Trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

DINIZ, N. L. B.; PACHECO, L. M. B. Habilidades metafonológicas: algumas reflexões sobre o trabalho docente. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 201–216, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/83. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos