As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica

Autores

  • Verônica Lima Carneiro

Resumo

Este artigo resulta de um estudo bibliográfico e documental, com o objetivo de discutir a elaboração e implementação das avaliações estandartizadas, com foco no papel do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para egressos do ensino médio, última etapa da avaliação básica, destinado, dentre outros, segundo o discurso oficial do Governo, à democratização do acesso ao ensino superior e à promoção da reforma curricular no ensino médio, com vistas à melhoria da educação básica do país. A partir da análise dos dados, contudo, foi possível evidenciar que o modelo de avaliação proposto pelo novo ENEM, contrariamente ao discurso da democratização do acesso ao ensino superior, apresenta uma concepção ranqueadora de avaliação. Não obstante afirmar contribuir com a qualidade do ensino, ao lançar mão de provas construídas sob Matrizes de Referência, o novo ENEM, desenvolvido no bojo das políticas avaliativas implementadas no Brasil a partir da década de 1990, no contexto do Estado gerenciador e avaliador, está impossibilitado de fazer qualquer ligação concreta com a realidade cotidiana dos estudantes, das escolas, das regiões e dos diversos estados brasileiros, contrariando os objetivos pedagógicos das avaliações e se contrapondo, ainda, aos princípios defendidos por uma educação efetivamente emancipadora.

 

Palavras-chave: Avaliações estandartizadas. ENEM. Educação básica.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

CARNEIRO, V. L. As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 217–230, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos