Representações dos alunos de 6º (ef) e do 3º anos (em) a respeito do edifício escolar de uma escola pública

Autores

  • Fábio Luiz da Silva
  • Fabiane Tais Muzardo

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar representações emitidas por alunos da rede pública de ensino sobre a estrutura física de sua escola localizada na cidade de Londrina, estado do Paraná. Para isto, utilizou-se de questionários previamente aplicados pela própria instituição que encontravam-se arquivados. Foram selecionados os questionários de alunos de sexto ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio. Partiu-se do pressuposto teórico de que a arquitetura escolar influencia no processo de ensino-aprendizado. As respostas dos alunos apontam para uma estrutura física inadequada ao processo educativo, demonstrando que estes estão bastante conscientes da relação entre espaço físico escolar e ensino/aprendizagem.

 

Palavras-Chave: Escola pública. Arquitetura escolar. Ensino-aprendizagem.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

SILVA, F. L. da; MUZARDO, F. T. Representações dos alunos de 6º (ef) e do 3º anos (em) a respeito do edifício escolar de uma escola pública. Revista Exitus, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 38–48, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/89. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos