UMA VISÃO SOBRE A INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE RESENDE - RJ
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2552Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, IntegraçãoResumo
A presente pesquisa busca descrever as práticas pedagógicas referentes a inclusão na escola da rede municipal de Resende com o objetivo de saber como acontece, o que os profissionais que trabalham no local pensam e como superam os desafios encontrados. Esse tema surge a partir de experiências profissionais as quais observa-se que por mais que haja uma mediadora ao lado do educando com necessidades especiais a inclusão não ocorria como deveria. A partir de pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva, esta monografia irá abordar o tema com a descrição das respostas dos profissionais atuantes na escola. Pode se concluir com esse trabalho que o número de alunos de inclusão atendidos não foi tão crescente por ter tido um aumento das salas de recursos nas demais escolas da rede, distribuindo assim os profissionais especializados e ambientes adequados para o atendimento educacional especializado na cidade de Resende - RJ.
Downloads
Referências
BOAVENTURA, Roberta Silva et al. A gestão escolar na perspectiva da inclusão. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/bitstream/tede/760/1/dissertacao%20Roberta.pdf. Acesso em: 8 ago. 2019.
Instituto NISSAN entrega escola à comunidade de Resende. Disponível em: http://www.institutonissan.org.br/instituto-nissan-entrega-escola-a-comunidade-de-resende/. Acesso em: 16 ago. 2019
DE MEDEIROS ROSA, Chaiane; LOPES, Nataliza Francisca Mezzari; CARBELLO, Sandra Regina Cassol. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, v. 13, n. 1, p. 162-179, 2015
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
G1. 'Brasil tem escola do século XIX’, afirma especialista em educação. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/11/brasil-tem-escola-do-seculo-xix-afirma-especialista-em-educacao.html. Acesso em 08 ago. 2019
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise; DE SOUZA FONTES, Rejane. Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade. Educação, v. 32, n. 2, p. 343-355, 2007.
KARAGIANNIS, A.; STAINBACK, W.; STAINBACK, S. Fundamentos do ensino inclusivo. In: STAINBACK, W.; STAINBACK, S. (Org.). Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. p. 21-34
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer. São Paulo: Moderna, 2007.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.
MERGEN, Edimara Veridiana Dries. A gestão escolar frente ao processo de inclusão. 2013. 47 p. Curso de pós-graduação a distância especialização lato-sensu em gestão educacional. (Monografia de Especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MOUSINHO R. et al. Mediação escolar e inclusão: revisão, dicas e reflexões. Rev. Psicopedagogia. v. 27, n. 82, p. 92-108, 2010.
SILVA, Márcia Altina Bonfá da et al. A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à educação inclusiva. 2016. 184p. Programa de pós-graduação em educação especial. (MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal De São Carlos, São Paulo, 2016.
TENENTE, Luiza. Total de alunos com deficiência em escolas comuns cresce 6 vezes em 10 anos. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/total-de-alunos-especiais-em-escolas-comuns-cresce-6-vezes-em-10-anos.ghtml. Acesso em: 08 ago. 2019
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva: o que dizem os documentos oficiais? Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 6, 2009.