EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: memória de uma experiência em pesquisa, ensino e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2569

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão Escolar, Memória

Resumo

O artigo sintetiza parte do memorial da autora, no qual reflete sobre a experiência de atuar com educação especial e inclusão na universidade, em ações que se propunham a articular ensino, pesquisa e extensão. Como resultados, destaca a importância do acesso de pessoas com deficiência à universidade mesmo antes das políticas nacionais estabelecerem isso, da pesquisa-formação envolvendo as histórias de professores de sala de recursos, da produção escrita coletiva envolvendo pesquisadores e bolsistas. Conclui que as modificações da concepção de inclusão e de educação especial se devem a esse movimento que colocou teoria e prática docente em permanente relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildete Pereira dos Anjos, Unifesspa

Doutora em Educação. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Instituto de Ciências Humanas/Faculdade de Educação. Marabá (PA), Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (CNPq).

Referências

ANDRADE, Emannuele Pereira; ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; Rabelo, Lucélia Cavalcante Cardoso ; MELO, Luciana Barbosa de; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; PEREIRA, Mirian Rosa . Educação inclusiva: acesso e atendimento educacional especializado. In: ANJOS, Hildete Pereira (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 145-156.

ANJOS, Hildete Pereira dos;; BRANDAO, Ingrid Fernandes G. Pereira. O discurso clínico nas memórias de escolarização de uma pessoa cega no sudeste do Pará. In: SANTOS, Roberg Januário dos; BARROS, Lucilvana Ferreira. (Orgs.). Amazônia Oriental Brasileira: história, migração e região. Curitiba, PR: Editora CRV, 2019, p. 233-248.

ANJOS, Hildete Pereira dos; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. As pesquisas sobre políticas inclusivas: em busca de contexto (Researches about inclusive policies: in search of context). Crítica Educativa, v. 3, p. 101-115, 2017.

ANJOS, Hildete Pereira dos; MELO, Luciana Barbosa; SOUZA. Nelinho Carvalho. Identidade docente e pesquisa-formação: narrativas de docentes como conteúdo formativo. In: Theresinha Guimarães Miranda. (Org.). Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar. 1 ed. Salvador, BA: EDUFBA, 2016, p. 89-106.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SOUZA. Nelinho Carvalho; MELO, Luciana Barbosa. Pesquisa-formação, prática pedagógica e identidade docente. In: JÁCOBO, Zardel; VARGAS LÓPEZ, Silvia Laura ;LOPERA, Juan Davi Lopera; BUILES, Norelly Soto. (Orgs.). Sujeto, educación especial, integración e inclusión. 1ed. Ciudad de México: Editora da UNAM, 2016, v. 1, p. 277-292.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva/ Research training and life stories: Interweaving opportunities in inclusive education. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 619-633, 2015.

ANJOS, Hildete Pereira dos; COSTA, Elitis Susana S. ; LIMA, Rosane Rodrigues ; LIMA, Ana Cláudia da Costa . Notas para uma história das Jornadas de Educação Especial e Inclusão. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. Belém, PA: Editora Paka Tatu, 2015, p. 189-198.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Porque a escola não é azul? Discursos imbricados na questão da inclusão escolar. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015, 344p.

ANJOS, Hildete Pereira dos; BRANDAO, Ingrid Fernandes. G. Pereira; SOUSA, Iselene Labres. Gênero, identidade e Educação Especial: História de professoras. Revista Cocar , Edição Especial n. 1, p. 229-247, 2015.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Dos deslocamentos sofridos por nossa práxis educativa (à guisa de apresentação). In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. 1ed.Belém, PA: Editora Paka Tatu,2015, v. 1, p. 07-10.

ANJOS, Hildete Pereira dos (org.) Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. Belém, PA: Editora Paka Tatu, 2015. v. 1. 208 p.

ANJOS, Hildete Pereira dos.; ALEXANDRE, Hannah Mohamed Birani. Identidade docente e memórias de professora: envolvimento com as situações de deficiência. In: Fernando Alves da Silva Jr.; José Guilherme dos Santos Fernandes. (Org.). Interculturalidade e saberes: os diversos na contemporaneidade da Amazônia. 1ed.Belém, PA: Paka-Tatu, 2015, v. 1, p. 135-147.

ANJOS, Hildete Pereira dos. A inclusão e as histórias de vida: apresentando a questão e seus transbordamentos. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, p. 15-29.

ANJOS, Hildete Pereira dos. A presença das professoras na história da educação especial. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014a, v.1, p. 97-101.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Analisando um recorte local das políticas brasileiras para a educação inclusiva. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia. (Org.). Inclusão escolar e o atendimento educacional. 1ed. São Carlos: Marquezine & Manzini; ABPEE,2014, v. 1, p. 41-58.

ANJOS, Hildete Pereira dos. As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014. v. 1. 182 p.

ANJOS, Hildete Pereira dos. As salas de recursos multifuncionais: a experiência local. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed .Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 31-35.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Na linha do tempo: história do fazer docente em educação especial e políticas públicas. In: Patrícia Carla da Hora Correia; Eliane de Souza Nascimento; Cláudia Paranhos de Jesus Portela. (Org.). Dialogando com a inclusão II. Recife, PE: Gráfica e Editora Liceu, 2014, v. 2, p. 16-28.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Para uma análise das relações entre dinâmicas socio-educacionais, políticas públicas e deficiência. In: CUPICH, Zardel Jácobo; VARGAS LÓPEZ, Silvia Laura; MORALES, Alícia Rivera. (Orgs.). Sujeto, educación especial e integración. 1ed. México, DF: Editora de la Universidad Nacional Autonoma de México, 2014, v. IX, p. 111-121.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; MELO, L. B. ; FERREIRA, Helane Pereira Moreira ; LIMA, Elineis Tavares ; PEREIRA, Mirian Rosa . Tensões no fazer pedagógico: estudando relações entre salas de recursos e salas comuns. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Práticas de escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais: dizeres de professores e alunos. 1ed. Belém,PA: EDUEPA, 2014, p. 87-101.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Para uma análise das relações entre dinâmicas socioeducacionais, políticas públicas e deficiência. In: ALBUQUERQUE, Raphella Duarte Lopes de; BRASIL, Silvany Ellen Risuenho. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no contexto amazônico. 1ed.Belém, PA: L&A Editora, 2014, p. 9-26.

ANJOS, Hildete Pereira dos; CAMPELO, Cristiane S. Perfil das salas de recursos: construindo uma leitura acerca das políticas recentes para a inclusão escolar. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 7, p. 83, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; BARBOSA, Laissy Tainã S. Projeto pré-vestibular para surdos da UFPA - Campus de Marabá. Revista Eletrônica Ponto de Partida, v. 1, p. 25-31, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da; MELO, Luciana Barbosa. Efeitos da inclusão nas escolas públicas: uma leitura a partir de falas de professores e gestores. In: Denise Meyrelles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado (Org.). Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado.1ª ed . Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2013, v. 1, p. 63-82.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; MELO, L. B. ; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; Rabelo, L.C.C. Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, p. 495-507, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior; primeiras aproximações. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. 1ªed. Salvador, BA: EDUFBA, 2012, p. 361-379.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SANTOS, Louriana Saima Sousa; CHAGAS, Patrícia da Silva ; SILVA, Greicy Kelly Maciel da .Deficiência e acesso ao ensino superior: uma experiência de aprendizagem. In: ANJOS, H. P. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, v. , p. 49-58.

ANJOS, Hildete Pereira dos. O conceito de inclusão nas falas de professores: deslizamentos de sentido presentes no discurso. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. Curitiba, PR: Editora CRV,2011, p. 33-42.

ANJOS, Hildete Pereira dos. O espelho em cacos: análise dos discursos imbricados na questão da inclusão. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 11-22.

ANJOS, Hildete Pereira dos (org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV,2011. v. 1. 189 p.

ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, Emanuelle Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa . A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o lugar do outro na constituição do discurso. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 23-32.

ANJOS, Hildete Pereira dos; CAVALCANTE, Lucélia Cardoso; MELO, Luciana Barbosa de; SILVA, Kátia Regina da ; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; PEREIRA, Mirian R. ; ANDRADE, Emanuelle P. Educação Inclusiva em Marabá, Pará: acesso e atendimento educacional especializado. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. (Org.). Cadernos de Atividades em Educação Popular: políticas de educação inclusiva em municípios do Pará. 1ªed.Belém, Pará: EDUEPA, 2011, p. 61-74.

ANJOS, Hildete Pereira dos; Rabelo, Lucélia Cardoso Cavalcante; PEREIRA, Mirian Rosa . NEES/NACE: uma análise de experiência. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 59-68.

ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, Emanuelle Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 116-129, 2009.

BRANDAO, Ingrid Fernandes G. Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa; ANJOS, Hildete Pereira . Discurso não-verbal e interdiscurso: materiais visuais em educação especial. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. 1ed.Belém, PA: Editora Paka Tatu, 2015, v. 1, p. 120-137.

BRANDAO, Ingrid Fernandes G. Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa; ANJOS, Hildete Pereira dos . Os discursos presentes em cartazes de evento de educação especial. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontenelle de Alencar; Fernando Alves da Silva Jr.. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2016, v. 1, p. 333-345 (e-book).

COSTA, Elitis Susana Sousa; RODRIGUES, Rosane ; ANJOS, Hildete Pereira dos . Ser a Visão do Outro: Inclusão de Pessoas com Baixa Visão no Ensino Superior. Revista Universo & Extensão, v. 01, p. 89-96, 2013.

DINIZ, Débora. O que é deficiência (Coleção Primeiros Passos). São Paulo; Brasiliense, 2007.

JESUS, Denise Meyrelles. O que nos impulsiona a pensar a pesquisa ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas educacionais mais inclusivas? In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles. (Orgs.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 139-160.

JESUS, Denise Meyrelles; VIEIRA, Alexandro Braga. Políticas e práticas inclusivas no ensino fundamental: das implicações nacionais às locais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, jul./set. 2011. p. 95-108.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de ; ANJOS, Hildete Pereira dos. ; SANTOS, T. R. L. ; SANTOS, W. L. S. ; OLIVEIRA, W. M. M. . Atendimento educacional em salas de recursos multifuncionais da rede municipal de Belém. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia; Gabriela Tannús-Valadão. (Org.). Inclusão escolar em foco: organização e funcionamento do atendimento educacional especializado. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini Editora, 2015, v. 4, p. 93-114.

SILVA, Kátia Regina; ANJOS, Hildete Pereira. A abordagem histórico-cultural e a aquisição da leitura e da escrita pelas pessoas cegas. In: CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro. (Org.). Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos. Curitiba, PR: Editora CRV, 2016, p. 56-75.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Extensão. Departamento de Ação Comunitária. Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade, 2008 (mimeo.)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Extensão. Departamento de Ação Comunitária. Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade, 2013 (mimeo.).

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Anjos, H. P. dos . (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: memória de uma experiência em pesquisa, ensino e extensão. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2569