CIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: PESQUISA CIDADÃ TRANSFORMADORA, ACESSIBILIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2588

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação Especial, Pesquisa cidadã transformadora, Pesquisa colaborativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a trajetória do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional como espaço formativo compartilhado e coletivo, tendo como base três linhas orientadoras: a acessibilidade como Direito Humano; o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural; e a divulgação científica e tecnológica na área e modalidade de ensino da Educação Especial. Para tal, dialoga-se com dados de parte das pesquisas e das ações locais produzidas ao longo de 15 anos de existência do grupo, em diferentes instâncias, na perspectiva da política de inclusão. O texto traz: uma breve historicidade sobre o Grupo de Pesquisa, as condições e as possibilidades de investigação; a acessibilidade e suas dimensões como Direito Humano; e o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural. Nas considerações finais, aborda-se a ciência cidadã transformadora atrelada à divulgação científica e tecnológica na Educação Especial promovida pelo Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional.

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Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)/ Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)/Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Izadora Martins da Silva de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)/ Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Kelly Maia Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)/Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM) da UFRRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Pletsch, M. D. ., Oliveira, M. C. P. de ., Souza, I. M. da S. de ., & Cordeiro, K. M. . (2024). CIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: PESQUISA CIDADÃ TRANSFORMADORA, ACESSIBILIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2588