CIDADANIA E DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2591

Palavras-chave:

Educação de surdos, Ensino médio, Currículo, Disciplina de sociologia, Cidadania

Resumo

Esse artigo propõe problematizar a noção de cidadania e a presença da disciplina de Sociologia nos currículos de duas escolas de surdos de ensino médio. Para isso, foi realizada uma análise documental nos projetos políticos pedagógicos de uma escola pública e outra privada do estado do Rio Grande do Sul. Salienta-se que a cidadania ocupa uma centralidade na disciplina de Sociologia, enquanto que a disciplina, propriamente, ocupa um lugar à margem no currículo das escolas, fato este que mobiliza discussões e resistências no que tange às políticas educacionais para o ensino médio. Cidadania e currículo, portanto, são conceitos elementares no presente estudo sob a luz dos documentos oficiais nacionais e de autores que abordam esses temas em suas pesquisas.

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Biografia do Autor

Jean Michel Carrett Farias, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Servidor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas. Rio Grande do Sul, Brasil.

Madalena Klein, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora associada na Universidade Federal de Pelotas, com atuação no Departamento de Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Farias, J. M. C. ., & Klein, M. . (2024). CIDADANIA E DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2591