CIDADANIA E DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2591Palavras-chave:
Educação de surdos, Ensino médio, Currículo, Disciplina de sociologia, CidadaniaResumo
Esse artigo propõe problematizar a noção de cidadania e a presença da disciplina de Sociologia nos currículos de duas escolas de surdos de ensino médio. Para isso, foi realizada uma análise documental nos projetos políticos pedagógicos de uma escola pública e outra privada do estado do Rio Grande do Sul. Salienta-se que a cidadania ocupa uma centralidade na disciplina de Sociologia, enquanto que a disciplina, propriamente, ocupa um lugar à margem no currículo das escolas, fato este que mobiliza discussões e resistências no que tange às políticas educacionais para o ensino médio. Cidadania e currículo, portanto, são conceitos elementares no presente estudo sob a luz dos documentos oficiais nacionais e de autores que abordam esses temas em suas pesquisas.
Downloads
Referências
APPLE, Michel W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1994. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 19 ago. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasil, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasil, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Librase dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm. Acesso em: 3 dez. 2018.
BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 11 mar. 2019.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais: ciências humanas e suas tecnologias. v.3. Brasil, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.684 de 2 de junho de 2008.Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 11 mar. 2019.
BRASIL. Lei n 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 3 dez. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 3 dez. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art3. Acesso em: 11 mar. 2019.
BRASIL. Lei nº 14.191/2021, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.191-de-3-de-agosto-de-2021-336083749. Acesso em: 11 mar. 2023.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil – o longo caminho. Civilização Brasileira. 24ª edição. Rio de Janeiro, 2018.
CARVALHO, Lejeune Mirhan Xavier. Histórico de Luta pela Obrigatoriedade do Ensino de Sociologia no Brasil. Mirhan, Lejeune (Org.). Sociologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. São Paulo: Ed. Anita Garibaldi, 2015.
EMERY, Steven. Citizenship and the Deaf Community. Ishara Press: Nijmegen, Holland, 2011.
FENEIS. A Educação que Nós Surdos Queremos. 1999. Disponível em: https://issuu.com/feneisbr/docs/documento_a_educa__o_que_n_s_surdos?fbclid=IwAR1oHokA0W1wjpEkGGHyMokb-8U9946voREt807bG5bZu2YW_S--jVtec0A. Acesso em: 18 jul. 2019.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2012.
LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto Nº 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.39, n.1, p.49-63, jan./mar., 2013.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão. Tradução Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte/MG : Autêntica Editora, 2014.
MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. Editora Cortez. São Paulo, 2002.
PEREIRA, Luiza Helena. Qualificando o ensino de Sociologia no Rio Grande do Sul. In: PLANCHEREL, Aline Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. (Orgs.). Leituras sobre Sociologia no Ensino Médio. Maceió: Editora UFAL, 2007.
ROCHA, Solange Maria da. Antíteses, díades, dicotomias no jogo entre memória e apagamento presentes nas narrativas da história da Educacão de Surdos: um olhar o Instituto Nacional de Educação de Surdos (1856/1961). Tese (Doutorado). PUC Rio, 2009.
SARANDY, F. M. S. Reflexões acerca do sentido da sociologia no Ensino Médio. In: CARVALHO. L.M.G. (Org.).Sociologia e ensino em debate: experiências e discussões de sociologia no Ensino Médio. Ijuí, Ed. Unijuí, 2004. Cap. 6, pp.113-130.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo e Identidade Social: Territórios Contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis. Ed. Vozes: 2011, 9ª edição.
SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013.
WRIGLEY, Owen. The Politics of Deafness. Washington: Gallaudet University, 1996.