MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA COM UM JOGO TANGÍVEL: Uma Abordagem Inclusiva

Autores

  • Carla Sousa Universidade Lusófona
  • José Carlos Neves Universidade Lusófona
  • Cátia Casimiro Universidade Lusófona

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2635

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada Em Jogos, Jogo Tangível, Educação Inclusiva, Matemática. Língua Gestual

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o potencial de um jogo tangível, o Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos (GIM), para apoiar o ensino da matemática e da Língua Gestual Portuguesa (LGP) a crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, com ênfase na educação inclusiva, na aquisição de conhecimentos e no engagement. O GIM é composto por cartas físicas que são complementadas por vídeos, visualizados numa interface concebida para este jogo, onde os conceitos, personagens e objetos são identificados através de imagens, palavras e LGP. Durante o seu processo de desenvolvimento, foi possível envolver uma equipa multidisciplinar, da qual fizeram parte uma professora Surda e uma intérprete de LGP. Posteriormente, para validar o seu conteúdo, foi constituído um grupo de discussão de professores especializados no ensino de crianças s/Surdas. Participaram no estudo 120 crianças, com idades compreendidas entre os três e os oito anos (M = 5,61; DP = 0,78), e sete professores de LGP e de educação especial de três escolas portuguesas. As crianças utilizaram o GIM nas suas salas de aula, com a ajuda dos professores participantes, que foram posteriormente entrevistados e as entrevistas foram analisadas utilizando procedimentos de análise de conteúdo mistos. Os resultados indicaram que o GIM tem potencial para apoiar o ensino da matemática e da LGP no pré-escolar e 1.º ciclos do ensino básico, especialmente em contextos de educação inclusiva. A natureza tangível do jogo facilitou a compreensão dos conceitos matemáticos e da LGP por parte das crianças, levando a um maior engagement no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o jogo promoveu a sensibilização para a diversidade e para os princípios da educação inclusiva.

 

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Biografia do Autor

Carla Sousa, Universidade Lusófona

Doutora em Ciências da Comunicação. Universidade Lusófona, CICANT. Lisboa, Portugal. Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (UIDB/05260/2020; https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020).

José Carlos Neves, Universidade Lusófona

Doutor em Ciências da Comunicação. Universidade Lusófona, CICANT. Lisboa, Portugal. Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (UIDB/05260/2020; https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020).

Cátia Casimiro, Universidade Lusófona

Doutoranda em Ciências da Comunicação. Universidade Lusófona, CICANT e HEI-Lab. Lisboa, Portugal. Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (UIDB/05260/2020; https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020 e UIDB/05380/2020; https://doi.org/10.54499/UIDB/05380/2020).

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Sousa, C. ., Neves, J. C., & Casimiro, C. . (2024). MATEMÁTICA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA COM UM JOGO TANGÍVEL: Uma Abordagem Inclusiva. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2635