PIBID E O CÍRCULO DE CULTURA NA PERSPECTIVA FREIRIANA CONTRIBUINDO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE FUTUROS EDUCADORES PARAENSES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2636Palavras-chave:
PIBID, Formação, Pedagogo, IdentidadeResumo
A presente produção acadêmica intenta relatar uma das vivências experienciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID implementado em uma escola pública de educação básica em Belém do Pará. Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo com fundamentação teórica central na perspectiva freiriana do círculo de cultura. Desse modo, e com intuito de respaldar as intervenções pedagógicas realizadas com crianças do 2º ano do ensino fundamental participantes do programa, pretende-se confirmar a proposição de que o PIBID, através do método do círculo de cultura de Paulo Freire, numa perspectiva de uma formação contextualizada, ética e estética de graduandos de pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, contribui para a construção identitária de pedagogos em formação.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. Disponível em: https://www.academia.edu/7881683/O_que_é_educação_Carlos_Rodrigues_Brandão?uc-g-sw=34567270. Acesso em: 15 fev. 2024.
BRASIL. PORTARIA Nº 83, DE 27 DE ABRIL DE 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Publicacao_no_DOU_1691532_PORTARIA_N__83__DE_27_DE_ABRIL_DE_2022.pdf. Acesso em: 08 jan. 2024.
DAUTRO, G. M.; LIMA, W. G. M. A teoria psicogenética de wallon e sua aplicação na educação. Anais V CONEDU, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46160. Acesso em: 10 fev. 2024
PARÁ. CEE. Documento Curricular do Estado do Pará-DCEP: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Governo do Estado do Pará. Conselho Estadual de Educação do Pará. 2 ed. Secretaria de Estado de Educação do Pará: Belém, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada Vida. Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1998. Disponível em: https://www.coletivopaulofreire.org/SME/acervo-paulo-freire/obras-de-paulo-freire. Acesso em: 16 mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
PACHECO, Tatiana do Socorro Correa; RUSSO, Dayana Viviany Silva de Souza. As histórias de nós todos” por círculos de cultura: Experiências teórico-práticas na educação básica como provimento da leitura, escrita e gosto pelas histórias. PIBID/UFRA. Belém, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Programa PIBID. 2019. Disponível em: https://proen.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=168:programapibid&catid=2&Itemid=328. Acesso em: 11 jan. 2024.
MONTÃO, Luana Costa Viana. Refletindo sobre a observação no contexto do estágio supervisionado obrigatório realizado em ambiente educacional. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89585. Acesso em: 07 mar. 2024