UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FFP/UERJ: a monitoria de educação especial em contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2641Palavras-chave:
Educação Especial, PAE/UERJ, Faculdade de Formação de Professores/UERJ, MonitoriaResumo
Este relato de experiência é efeito do processo formativo numa Monitoria do Programa CETREINA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem como objetivo dar a ver como se organizaram os Períodos Acadêmicos Emergenciais (PAE) efeito da Pandemia de Covid-19 no segundo semestre de 2020 e primeiro de 2021, na Faculdade de Formação de Professores (FFP), principalmente no Eixo “Diversidade, Diferenças e Politicas de Educação Inclusiva”, do Curso de Pedagogia dessa unidade da UERJ. O recorte narrado faz parte de um dos capítulos da Monografia de Final de Curso e que foi reconhecida pelas pareceristas avaliadoras como uma das primeiras sistematizações do trabalho feito pela instituição que registra o período histórico atravessado. O texto narra a conversa e efeitos de três entrevistas à professoras participantes do processo que contextualizam o trabalho da Monitoria de Educação Especial no período.
Downloads
Referências
CETREINA. Programa de Monitoria. Edital 2017/2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1G1G6ZCQR2K3djm2czsHHjF9MNZr34ANA/view Acesso em 26 de novembro de 2023
CETREINA. Site Oficial. Disponível em: http://www.cetreina.uerj.br/. Acesso em: 26/11/2023
LARROSA, Jorge. A arte da conversa. In: SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Trad. Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 211-216.
RIBETTO, Anelice. Projeto de Monitoria. Documento interno. 2021