UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FFP/UERJ: a monitoria de educação especial em contexto pandêmico

Autores

  • Ana Clara Regis Ivo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Anelice Ribetto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2641

Palavras-chave:

Educação Especial, PAE/UERJ, Faculdade de Formação de Professores/UERJ, Monitoria

Resumo

Este relato de experiência é efeito do processo formativo numa Monitoria do Programa CETREINA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem como objetivo dar a ver como se organizaram os Períodos Acadêmicos Emergenciais (PAE) efeito da Pandemia de Covid-19 no segundo semestre de 2020 e primeiro de 2021, na Faculdade de Formação de Professores (FFP), principalmente no Eixo “Diversidade, Diferenças e Politicas de Educação Inclusiva”, do Curso de Pedagogia dessa unidade da UERJ. O recorte narrado faz parte de um dos capítulos da Monografia de Final de Curso e que foi reconhecida pelas pareceristas avaliadoras como uma das primeiras sistematizações do trabalho feito pela instituição que registra o período histórico atravessado. O texto narra a conversa e efeitos de três entrevistas à professoras participantes do processo que contextualizam o trabalho da Monitoria de Educação Especial no período.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Regis Ivo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo/RJ/Brasil.

Anelice Ribetto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora Procientista da mesma instituição. Departamento de Educação da Faculdade do Formação de Professores (UERJ/FFP/DEDU), São Gonçalo/RJ/Brasil

Referências

CETREINA. Programa de Monitoria. Edital 2017/2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1G1G6ZCQR2K3djm2czsHHjF9MNZr34ANA/view Acesso em 26 de novembro de 2023

CETREINA. Site Oficial. Disponível em: http://www.cetreina.uerj.br/. Acesso em: 26/11/2023

LARROSA, Jorge. A arte da conversa. In: SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Trad. Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 211-216.

RIBETTO, Anelice. Projeto de Monitoria. Documento interno. 2021

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Ivo, A. C. R. ., & Ribetto, A. . (2024). UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FFP/UERJ: a monitoria de educação especial em contexto pandêmico. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2641