TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NO AEE

Experiências e narrativas sobre diferenças e inclusão escolar

Autores

  • Victor Souza Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Charles Maycon Almeida Mota Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2662

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas. Formação docente. Educação Inclusiva.

Resumo

Este estudo buscou compreender como as narrativas (auto)biográficas evidenciadas na carta narrativa da professora-colaboradora que desenvolve o Atendimento Educacional Especializado (AEE) reflete as práticas pedagógicas inclusivas, considerando os marcadores sócio-históricos que forjam as concepções acerca da centralidade das diferenças presentes na instituição escolar. Utilizou-se como método a Pesquisa Narrativa com enfoque biográfico-narrativo. Tomando como dispositivo de pesquisa uma carta reflexiva sobre experiências de vida-formação-profissão da docente colaboradora. O estudo contou com a participação de uma professora colaboradora. o presente estudo teve como perspectiva de análise o movimento compreensivo-interpretativo das narrativas. Os resultados evidenciam elementos consubstanciais que constituem a formação e a identidade da professora-colaboradora, sendo eles: a identidade docente, influências familiares, o contexto social e político, desafios profissionais e práticas pedagógicas voltadas para a inclusão.

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Biografia do Autor

Victor Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente do curso de licenciatura em Pedagogia, faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e estou prestes a concluir o curso de graduação. No momento, também estou cursando a pós lato sensu em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Charles Maycon Almeida Mota, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA. Professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador e vice coordenador do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva, no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. É membro do GT 13 Ensino Fundamental da ANPED. Membro da Reppod - Rede de Pesquisa da Profissão Docente. Doutor em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Santos, V. S., & Mota, C. M. A. (2024). TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NO AEE: Experiências e narrativas sobre diferenças e inclusão escolar. Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2662