Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas

Autores

  • Gilberto César Lopes Rodrigues

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a Escola Indígena Munduruku de Belterra-PA procurando dimensionar em que medida sua implantação reflete  um  tipo  de  escola  para  as  massas,  conforme  delineado  por  Enguita  (1989)  e, consequentemente, se opera enquanto instrumento de dominação ideológico (ALTHUSSER, 1970). Para tanto, apresentamos as considerações de Enguita (1989) acerca do surgimento da escola para as massas segundo o qual após a revolução industrial as escolas foram usadas como instrumento de formação de mão de obra para a indústria através da inculcação de hábitos e condicionamentos requeridas para o trabalho industrial-assalariado. Em seguida apresentamos as considerações de Althusser (1985) sobre o uso político-ideológico da Escola enquanto o principal Aparelho Ideológico de Estado de que se utiliza a burguesia para manter o modo de produção capitalista e, consequentemente, manter sua dominância. Por fim apresentamos os dados coletados junto a escola objeto da pesquisa e uma análise crítica dos mesmos tendo em vista os objetivos propostos.

 

Palavras-chave: Alienação. Trabalho. Escola. Estado. Ideologia.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

RODRIGUES, G. C. L. Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 169–180, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos