Sociologia e Educação: as contribuições de Bauman e Touraine para o pensar educacional em tempos de incertezas
Resumo
Este artigo pretende contribuir para as discussões acerca da educação e da sociologia da educação a partir do pensamento de Bauman e Touraine. Com Bauman temos uma profunda análise da condição contemporânea denominada por ele de modernidade líquida assentada no processo da globalização da economia, do fim das fronteiras, da crise do estado nação e da crise das identidades. Por conseguinte, o processo de dessubjetivação do indivíduo tornando-se isca fácil dos interesses da Sociedade Consumo e dos detentores dos media afetando diretamente na educação dos jovens e na relação com seus pais e professores e consigo mesmos. Com Touraine buscamos compreender essa ideia de crise de modo positivo. Para a possibilidade de emergência daquilo que Touraine chama de Sujeito (conceito chave do seu pensamento) que por meio da ação individual encontra mecanismos de subjetivação e de possibilidades de interações baseadas no respeito e na amorosidade. A crise para Touraine seria positiva, pois possibilita a individualização e o conflito que libertaria o Sujeito dos mecanismos opressores apontados por Bauman.
Palavras-chave: Sujeito. Educação. Contemporaneidade.