Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional

Autores

  • Sydione Santos

Resumo

No presente texto aborda-se a relação entre docência, saberes profissionais e formação de professores. O objetivo é refletir sobre o sentido da aprendizagem da docência em cursos de formação acadêmico?profissional e socializar uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. Nesse sentido, inicialmente é discutida a importância dos saberes do professor, compreendendo-os numa articulação entre vida, profissionalização e contextos de atuação docente. Nessa ótica, aponta-se a necessidade de processos formativos que problematizem a prática docente, complexa e multifacetada, na relação com os saberes específicos da profissão, trabalhados no tempo-espaço da formação inicial. Nesse contexto, é apresentado um projeto de formação, realizado num curso de Pedagogia de uma Universidade Pública. Na referida proposta, a aprendizagem da docência é vivenciada e estudada pelo eixo da Alfabetização, em escolas de uma rede municipal de ensino. Além disso, compreende-se a formação docente numa perspectiva investigativa e reflexiva e espera-se que tais processos sejam interdependentes no percurso formativo. Pretende-se também abrir novos diálogos em torno dos processos formativos e da aprendizagem da docência, contribuindo para potencializar as pesquisas na área.

 

Palavras-chave: Docência. Formação de professores. Saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

SANTOS, S. Tornar-se professor: possibilidades de aprendizagem da docência no espaço da formação acadêmico-profissional. Revista Exitus, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23–32, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/202. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos