O perfil dos professores de Educação Infantil do município de Santarém-PA: Contribuições para a discussão acerca da qualidade na primeira etapa da Educação Básica

Autores

  • Laianna Gabriela Ferreira Santos
  • Sinara Almeida da Costa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir o perfil dos professores de Educação Infantil da rede pública municipal de Santarém-Pa. A metodologia constou da aplicação de questionários com 50 professores distribuídos em unidades que atendem crianças de zero a cinco anos no município, enfocando os seguintes aspectos: sexo, formação inicial (nível de escolaridade, instituição formadora e disciplinas específicas cursadas), tempo de trabalho na área, a combinação ou não de turnos de trabalho, bem como a participação em cursos de formação continuada (especialização e/ou cursos oferecidos pela Secretaria de Educação). A análise dos dados revelou, dentre outras coisas, que dos 50 profissionais que responderam ao questionário: 98% são mulheres; 62% cursaram apenas o nível médio na modalidade normal; 34% têm graduação em nível superior e 18% têm jornada dupla de trabalho. Estes resultados apontam para necessidades urgentes de: reformulação curricular dos cursos de formação de professores da educação infantil; valorização salarial da categoria no sentido de viabilizar também o seu investimento em formação; presença masculina atuando junto às crianças.

 

Palavras-chave: Perfil. Professores. Educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

SANTOS, L. G. F.; COSTA, S. A. da. O perfil dos professores de Educação Infantil do município de Santarém-PA: Contribuições para a discussão acerca da qualidade na primeira etapa da Educação Básica. Revista Exitus, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 129–142, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/22. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos