Entre a eleição e a indicação política: as relações de poder no cotidiano do gestor escolar

Autores

  • Isabela Macena dos Santos
  • Edna Cristina do Prado

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID390

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar diferenças e semelhanças das relações de poder presentes no cotidiano de gestores escolares com cargos providos por indicação político-partidária e eleição direta da comunidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa com utilização de observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com a equipe gestora de seis escolas municipais de Alagoas. O estudo está referenciado em Cruz Neto (2013; 2014), Foucault (2009; 1979), Lück (2005; 2007), Mendonça (2001), Paro (2003), Verçosa (2006), dentre outros estudiosos. Os dados analisados permitem afirmar que o cotidiano das escolas pesquisadas tanto nas com eleição como nas com indicação apresentam, ainda que em graus diferenciados, marcas da interferência político-partidária na gestão, demonstrando a necessidade de um maior fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática.

 

Palavras-chave: Gestão Democrática. Relações de poder. Provimento do cargo de gestor escolar. 

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

DOS SANTOS, I. M.; DO PRADO, E. C. Entre a eleição e a indicação política: as relações de poder no cotidiano do gestor escolar. Revista Exitus, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 59–86, 2017. DOI: 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID390. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/390. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

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