PERFIL E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE SALA COMUM PARTICIPANTES DE UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NO VALE DO MUCURI
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2648Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão Escolar, Formação continuada de professoresResumo
Uma das maiores e mais atuais demandas da área de Educação é o apoio especializado para o processo de inclusão escolar. O presente relato de pesquisa se insere nesse contexto e tem como objetivo apresentar resultados sobre o perfil de professores que participaram de uma ação formativa conduzida em um município de pequeno porte, do Vale do Mucuri, assim como algumas concepções deles sobre o processo de inclusão escolar. Essa ação faz parte de um projeto maior que consolida uma rede de apoio para a inclusão escolar atuante em municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Participaram dessa etapa 52 professores regentes. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário online (Google Forms) e serviram de base para o planejamento de uma ação formativa. Destacamos os seguintes resultados: 46 mulheres e seis homens participaram dessa ação; mais da metade (28) possuía acima de 15 anos de experiência na educação básica; todos os participantes relataram não possuir nenhum tipo de experiência em educação especial e três não possuíam formação em nível de graduação. Em relação às concepções, a maioria (34) dos professores mencionou ser necessário obter “maior conhecimento e capacitação” para atuar com perspectiva inclusiva e sobre o suporte especializado e o planejamento curricular, a maioria dos professores relataram conhecer o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), mas chamou a atenção que 15 (29,0%) professores mencionaram não conhecê-lo. Os dados permitiram conduzir uma ação formativa enfatizando a necessidade de mobilização de conhecimentos básicos, especialmente relacionados ao direito fundamental das pessoas com deficiência à educação, na perspectiva da educação inclusiva.
Downloads
Referências
AMARAL, Mateus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. A Formação de Professores no GT 15 - Educação Especial da ANPED (2011-2017): Entre Diálogos e (Novas) Pistas. Revista Brasileira de Educação Especial, v.25, n.2, 301-318, 2019.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 20, n. 62, p. 679-701, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000300679&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 abr. 2020.
BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional [...]. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 1, 17 fev. 2017.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
BRASIL. Lei 9394/96, de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, n. 248, 23dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes
Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF:
MEC/SEESP, 2001.
CAPELLINI, Vera Lúcia M. Fialho; ZERBATO, Ana Paula. O que é Ensino Colaborativo?. São Paulo: Edicon, 2019.
DUTRA, Claudia Pereira; GRIBOSKI, Claudia Maffini. Gestão para inclusão. Revista Educação Especial, Santa Maria, 26, 2005. Acesso em: 02 ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4372/2566.
MAINARDES, Jefferson; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019.
MEYER, Anne; ROSE, David; GORDON, David. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield: CAST, 2014. Disponível em: http://udltheorypractice.cast.org/login;jsessionid=AB3518581582530F488908F6036E10D3. Acesso em: 20 nov. 2021.
NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1106-1133 out./dez. 2017.
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Educação Especial - formação de professores para a inclusão escolar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2022. v. 1. 127p.
OMOTE, Sadao. A formação do professor em educação na perspectiva da inclusão. In: BARBOSA, R. (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, p. 153-169, 2003.
ONEESP. Observatório Nacional de Educação Especial. Publicações. Relatórios (1 a 4 – 2011 a 2014). Disponível em: https://www.oneesp.ufscar.br/publicacoes. Acesso em: 20 mai 2021.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 4, p. 733-768, out./dez. 2020.
VILARONGA Carla A. R; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 239, p. 139-151, 2014.