PERFIL E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE SALA COMUM PARTICIPANTES DE UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NO VALE DO MUCURI

Autores

  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2648

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Formação continuada de professores

Resumo

Uma das maiores e mais atuais demandas da área de Educação é o apoio especializado para o processo de inclusão escolar. O presente relato de pesquisa se insere nesse contexto e tem como objetivo apresentar resultados sobre o perfil de professores que participaram de uma ação formativa conduzida em um município de pequeno porte, do Vale do Mucuri, assim como algumas concepções deles sobre o processo de inclusão escolar. Essa ação faz parte de um projeto maior que consolida uma rede de apoio para a inclusão escolar atuante em municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Participaram dessa etapa 52 professores regentes. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um formulário online (Google Forms) e serviram de base para o planejamento de uma ação formativa. Destacamos os seguintes resultados: 46 mulheres e seis homens participaram dessa ação; mais da metade (28) possuía acima de 15 anos de experiência na educação básica; todos os participantes relataram não possuir nenhum tipo de experiência em educação especial e três não possuíam formação em nível de graduação. Em relação às concepções, a maioria (34) dos professores mencionou ser necessário obter “maior conhecimento e capacitação” para atuar com perspectiva inclusiva e sobre o suporte especializado e o planejamento curricular, a maioria dos professores relataram conhecer o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), mas chamou a atenção que 15 (29,0%) professores mencionaram não conhecê-lo. Os dados permitiram conduzir uma ação formativa enfatizando a necessidade de mobilização de conhecimentos básicos, especialmente relacionados ao direito fundamental das pessoas com deficiência à educação, na perspectiva da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação; Docente do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa “Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar” (CNPq)

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Publicado

2024-05-11

Como Citar

Oliveira, J. P. de . (2024). PERFIL E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE SALA COMUM PARTICIPANTES DE UMA AÇÃO FORMATIVA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NO VALE DO MUCURI . Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2648