INSTITUTO MÃOS DE OURO: o ensino de Libras para crianças surdas e ouvintes em Breves – Pará
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2816Palavras-chave:
Surdez, Cultura Surda, Multiculturalismo, LibrasResumo
Este artigo apresenta as ações do Instituto Mãos de Ouro em Breves, Pará, voltadas para o ensino da Libras, com o objetivo de reduzir a marginalização de crianças surdas no acesso à educação. Além disso, analisa a importância da cultura e identidade surda na comunidade local, explorando a relação entre a cultura surda e a cultura ouvinte, e contextualiza os direitos das pessoas surdas ao longo do tempo. Essa população enfrentou a negação de direitos e foi historicamente controlada por aristocracias que não reconheciam suas necessidades. A falta de representatividade levou à formação de grupos que lutaram por direitos fundamentais, incluindo a valorização da língua de sinais, essencial para a comunicação e expressão da identidade surda. O estudo, com abordagem qualitativa e bibliográfica inspirada na etnografia, concentrou-se em estudantes surdos do Instituto Mãos de Ouro. A pesquisa utilizou métodos como observação participante, diário de campo e fotografias para coletar dados. Os resultados indicaram que os artefatos culturais dos surdos, como a língua de sinais e as artes visuais, não são adequadamente contemplados na escola analisada. Isso evidencia a necessidade de um olhar mais atento à inclusão e à valorização das expressões culturais surdas no ambiente educacional. O trabalho visa desmistificar paradigmas preconceituosos e promover uma compreensão mais ampla sobre a educação para surdos, ressaltando a importância de uma abordagem que respeite e valorize a cultura e identidade dessa comunidade.
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