INSTITUTO MÃOS DE OURO: o ensino de Libras para crianças surdas e ouvintes em Breves – Pará

Autores

  • Fabrício Martins Balieiro Secretaria Municipal de Educação de Breves/PA
  • Carina da Silva Mota Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2816

Palavras-chave:

Surdez, Cultura Surda, Multiculturalismo, Libras

Resumo

Este artigo apresenta as ações do Instituto Mãos de Ouro em Breves, Pará, voltadas para o ensino da Libras, com o objetivo de reduzir a marginalização de crianças surdas no acesso à educação. Além disso, analisa a importância da cultura e identidade surda na comunidade local, explorando a relação entre a cultura surda e a cultura ouvinte, e contextualiza os direitos das pessoas surdas ao longo do tempo. Essa população enfrentou a negação de direitos e foi historicamente controlada por aristocracias que não reconheciam suas necessidades. A falta de representatividade levou à formação de grupos que lutaram por direitos fundamentais, incluindo a valorização da língua de sinais, essencial para a comunicação e expressão da identidade surda. O estudo, com abordagem qualitativa e bibliográfica inspirada na etnografia, concentrou-se em estudantes surdos do Instituto Mãos de Ouro. A pesquisa utilizou métodos como observação participante, diário de campo e fotografias para coletar dados. Os resultados indicaram que os artefatos culturais dos surdos, como a língua de sinais e as artes visuais, não são adequadamente contemplados na escola analisada. Isso evidencia a necessidade de um olhar mais atento à inclusão e à valorização das expressões culturais surdas no ambiente educacional. O trabalho visa desmistificar paradigmas preconceituosos e promover uma compreensão mais ampla sobre a educação para surdos, ressaltando a importância de uma abordagem que respeite e valorize a cultura e identidade dessa comunidade.

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Biografia do Autor

Fabrício Martins Balieiro, Secretaria Municipal de Educação de Breves/PA

Mestre em Estudos da Linguagem (UEL, 2022), graduado em Pedagogia (UVA, 2012) e Letras/Libras (UNIASSELVI, 2023). Professor de Libras e tradutor/intérprete em vários contextos desde 2001. Professor de apoio pedagógico na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Breves. Grupo de Pesquisa Processos em Educação, Mídias e Cultura Política (GPEMIC), vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESP).

Carina da Silva Mota, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestre em Educação (UEPA, 2016). Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA Santarém, PA, Brasil. Membro do grupo de estudo e pesquisa em Educação de Surdos – GEPES/UFOPA

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Publicado

2025-01-19

Como Citar

Balieiro, F. M. ., & Mota, C. da S. . (2025). INSTITUTO MÃOS DE OURO: o ensino de Libras para crianças surdas e ouvintes em Breves – Pará. Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2816