SPECIAL EDUCATION AND INCLUSION: the memory of a research, teaching and extension experience

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2569

Keywords:

Educação especial, Inclusão Escolar, Memória

Abstract

This article summarizes part of the author's memoir, in which she reflects on the experience of working with special education and inclusion at university, in actions that set out to articulate teaching, research and extension. As a result, she highlights the importance of people with disabilities having access to university even before national policies established this, of research and training involving the stories of resource room teachers, and of collective writing involving researchers and scholarship holders. She concludes that the changes in the concept of inclusion and special education are due to this movement, which has placed teaching theory and practice in a permanent relationship.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Hildete Pereira dos Anjos, Unifesspa

Doutora em Educação. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Instituto de Ciências Humanas/Faculdade de Educação. Marabá (PA), Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (CNPq).

References

ANDRADE, Emannuele Pereira; ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; Rabelo, Lucélia Cavalcante Cardoso ; MELO, Luciana Barbosa de; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; PEREIRA, Mirian Rosa . Educação inclusiva: acesso e atendimento educacional especializado. In: ANJOS, Hildete Pereira (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 145-156.

ANJOS, Hildete Pereira dos;; BRANDAO, Ingrid Fernandes G. Pereira. O discurso clínico nas memórias de escolarização de uma pessoa cega no sudeste do Pará. In: SANTOS, Roberg Januário dos; BARROS, Lucilvana Ferreira. (Orgs.). Amazônia Oriental Brasileira: história, migração e região. Curitiba, PR: Editora CRV, 2019, p. 233-248.

ANJOS, Hildete Pereira dos; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. As pesquisas sobre políticas inclusivas: em busca de contexto (Researches about inclusive policies: in search of context). Crítica Educativa, v. 3, p. 101-115, 2017.

ANJOS, Hildete Pereira dos; MELO, Luciana Barbosa; SOUZA. Nelinho Carvalho. Identidade docente e pesquisa-formação: narrativas de docentes como conteúdo formativo. In: Theresinha Guimarães Miranda. (Org.). Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar. 1 ed. Salvador, BA: EDUFBA, 2016, p. 89-106.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SOUZA. Nelinho Carvalho; MELO, Luciana Barbosa. Pesquisa-formação, prática pedagógica e identidade docente. In: JÁCOBO, Zardel; VARGAS LÓPEZ, Silvia Laura ;LOPERA, Juan Davi Lopera; BUILES, Norelly Soto. (Orgs.). Sujeto, educación especial, integración e inclusión. 1ed. Ciudad de México: Editora da UNAM, 2016, v. 1, p. 277-292.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Pesquisa-formação e história de vida: entretecendo possibilidades em educação inclusiva/ Research training and life stories: Interweaving opportunities in inclusive education. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 619-633, 2015.

ANJOS, Hildete Pereira dos; COSTA, Elitis Susana S. ; LIMA, Rosane Rodrigues ; LIMA, Ana Cláudia da Costa . Notas para uma história das Jornadas de Educação Especial e Inclusão. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. Belém, PA: Editora Paka Tatu, 2015, p. 189-198.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Porque a escola não é azul? Discursos imbricados na questão da inclusão escolar. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015, 344p.

ANJOS, Hildete Pereira dos; BRANDAO, Ingrid Fernandes. G. Pereira; SOUSA, Iselene Labres. Gênero, identidade e Educação Especial: História de professoras. Revista Cocar , Edição Especial n. 1, p. 229-247, 2015.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Dos deslocamentos sofridos por nossa práxis educativa (à guisa de apresentação). In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. 1ed.Belém, PA: Editora Paka Tatu,2015, v. 1, p. 07-10.

ANJOS, Hildete Pereira dos (org.) Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. Belém, PA: Editora Paka Tatu, 2015. v. 1. 208 p.

ANJOS, Hildete Pereira dos.; ALEXANDRE, Hannah Mohamed Birani. Identidade docente e memórias de professora: envolvimento com as situações de deficiência. In: Fernando Alves da Silva Jr.; José Guilherme dos Santos Fernandes. (Org.). Interculturalidade e saberes: os diversos na contemporaneidade da Amazônia. 1ed.Belém, PA: Paka-Tatu, 2015, v. 1, p. 135-147.

ANJOS, Hildete Pereira dos. A inclusão e as histórias de vida: apresentando a questão e seus transbordamentos. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, p. 15-29.

ANJOS, Hildete Pereira dos. A presença das professoras na história da educação especial. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2014a, v.1, p. 97-101.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Analisando um recorte local das políticas brasileiras para a educação inclusiva. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia. (Org.). Inclusão escolar e o atendimento educacional. 1ed. São Carlos: Marquezine & Manzini; ABPEE,2014, v. 1, p. 41-58.

ANJOS, Hildete Pereira dos. As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV, 2014. v. 1. 182 p.

ANJOS, Hildete Pereira dos. As salas de recursos multifuncionais: a experiência local. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial. 1ed .Curitiba, PR: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 31-35.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Na linha do tempo: história do fazer docente em educação especial e políticas públicas. In: Patrícia Carla da Hora Correia; Eliane de Souza Nascimento; Cláudia Paranhos de Jesus Portela. (Org.). Dialogando com a inclusão II. Recife, PE: Gráfica e Editora Liceu, 2014, v. 2, p. 16-28.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Para uma análise das relações entre dinâmicas socio-educacionais, políticas públicas e deficiência. In: CUPICH, Zardel Jácobo; VARGAS LÓPEZ, Silvia Laura; MORALES, Alícia Rivera. (Orgs.). Sujeto, educación especial e integración. 1ed. México, DF: Editora de la Universidad Nacional Autonoma de México, 2014, v. IX, p. 111-121.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; MELO, L. B. ; FERREIRA, Helane Pereira Moreira ; LIMA, Elineis Tavares ; PEREIRA, Mirian Rosa . Tensões no fazer pedagógico: estudando relações entre salas de recursos e salas comuns. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira. (Org.). Práticas de escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais: dizeres de professores e alunos. 1ed. Belém,PA: EDUEPA, 2014, p. 87-101.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Para uma análise das relações entre dinâmicas socioeducacionais, políticas públicas e deficiência. In: ALBUQUERQUE, Raphella Duarte Lopes de; BRASIL, Silvany Ellen Risuenho. (Org.). Inclusão de pessoas com deficiência no contexto amazônico. 1ed.Belém, PA: L&A Editora, 2014, p. 9-26.

ANJOS, Hildete Pereira dos; CAMPELO, Cristiane S. Perfil das salas de recursos: construindo uma leitura acerca das políticas recentes para a inclusão escolar. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 7, p. 83, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; BARBOSA, Laissy Tainã S. Projeto pré-vestibular para surdos da UFPA - Campus de Marabá. Revista Eletrônica Ponto de Partida, v. 1, p. 25-31, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da; MELO, Luciana Barbosa. Efeitos da inclusão nas escolas públicas: uma leitura a partir de falas de professores e gestores. In: Denise Meyrelles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado (Org.). Prática pedagógica na educação especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado.1ª ed . Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2013, v. 1, p. 63-82.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SILVA, Kátia Regina da ; MELO, L. B. ; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; Rabelo, L.C.C. Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade (Impresso), v. 34, p. 495-507, 2013.

ANJOS, Hildete Pereira dos. Inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior; primeiras aproximações. In: MIRANDA, Theresinha Guimarães; GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. 1ªed. Salvador, BA: EDUFBA, 2012, p. 361-379.

ANJOS, Hildete Pereira dos; SANTOS, Louriana Saima Sousa; CHAGAS, Patrícia da Silva ; SILVA, Greicy Kelly Maciel da .Deficiência e acesso ao ensino superior: uma experiência de aprendizagem. In: ANJOS, H. P. (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, v. , p. 49-58.

ANJOS, Hildete Pereira dos. O conceito de inclusão nas falas de professores: deslizamentos de sentido presentes no discurso. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. Curitiba, PR: Editora CRV,2011, p. 33-42.

ANJOS, Hildete Pereira dos. O espelho em cacos: análise dos discursos imbricados na questão da inclusão. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 11-22.

ANJOS, Hildete Pereira dos (org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1. ed. Curitiba, PR: Editora CRV,2011. v. 1. 189 p.

ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, Emanuelle Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa . A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o lugar do outro na constituição do discurso. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 23-32.

ANJOS, Hildete Pereira dos; CAVALCANTE, Lucélia Cardoso; MELO, Luciana Barbosa de; SILVA, Kátia Regina da ; ARAÚJO, Marcelo Almeida ; PEREIRA, Mirian R. ; ANDRADE, Emanuelle P. Educação Inclusiva em Marabá, Pará: acesso e atendimento educacional especializado. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. (Org.). Cadernos de Atividades em Educação Popular: políticas de educação inclusiva em municípios do Pará. 1ªed.Belém, Pará: EDUEPA, 2011, p. 61-74.

ANJOS, Hildete Pereira dos; Rabelo, Lucélia Cardoso Cavalcante; PEREIRA, Mirian Rosa . NEES/NACE: uma análise de experiência. In: ANJOS, Hildete Pereira dos (Org.). Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2011, p. 59-68.

ANJOS, Hildete Pereira dos; ANDRADE, Emanuelle Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa. A inclusão escolar do ponto de vista dos professores: o processo de constituição de um discurso. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 116-129, 2009.

BRANDAO, Ingrid Fernandes G. Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa; ANJOS, Hildete Pereira . Discurso não-verbal e interdiscurso: materiais visuais em educação especial. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. 1ed.Belém, PA: Editora Paka Tatu, 2015, v. 1, p. 120-137.

BRANDAO, Ingrid Fernandes G. Pereira; PEREIRA, Mirian Rosa; ANJOS, Hildete Pereira dos . Os discursos presentes em cartazes de evento de educação especial. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontenelle de Alencar; Fernando Alves da Silva Jr.. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1ed.São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2016, v. 1, p. 333-345 (e-book).

COSTA, Elitis Susana Sousa; RODRIGUES, Rosane ; ANJOS, Hildete Pereira dos . Ser a Visão do Outro: Inclusão de Pessoas com Baixa Visão no Ensino Superior. Revista Universo & Extensão, v. 01, p. 89-96, 2013.

DINIZ, Débora. O que é deficiência (Coleção Primeiros Passos). São Paulo; Brasiliense, 2007.

JESUS, Denise Meyrelles. O que nos impulsiona a pensar a pesquisa ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas educacionais mais inclusivas? In: BAPTISTA, Cláudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles. (Orgs.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 139-160.

JESUS, Denise Meyrelles; VIEIRA, Alexandro Braga. Políticas e práticas inclusivas no ensino fundamental: das implicações nacionais às locais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, jul./set. 2011. p. 95-108.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de ; ANJOS, Hildete Pereira dos. ; SANTOS, T. R. L. ; SANTOS, W. L. S. ; OLIVEIRA, W. M. M. . Atendimento educacional em salas de recursos multifuncionais da rede municipal de Belém. In: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia; Gabriela Tannús-Valadão. (Org.). Inclusão escolar em foco: organização e funcionamento do atendimento educacional especializado. 1ed.São Carlos: Marquezine & Manzini Editora, 2015, v. 4, p. 93-114.

SILVA, Kátia Regina; ANJOS, Hildete Pereira. A abordagem histórico-cultural e a aquisição da leitura e da escrita pelas pessoas cegas. In: CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro. (Org.). Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos. Curitiba, PR: Editora CRV, 2016, p. 56-75.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Extensão. Departamento de Ação Comunitária. Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade, 2008 (mimeo.)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Extensão. Departamento de Ação Comunitária. Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade, 2013 (mimeo.).

Published

2024-02-29

How to Cite

Anjos, H. P. dos . (2024). SPECIAL EDUCATION AND INCLUSION: the memory of a research, teaching and extension experience. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2569