O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania

Autores

  • Larissa Reducino Silva UNICAMP
  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.24065/20177ID186

Resumo

Por meio do presente artigo, socializamos resultado de pesquisa cujo objetivo foi o de analisar a organização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a sua contribuição para a formação crítica dos estudantes do nível médio das escolas públicas no que diz respeito à ciência e a cidadania. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental – valendo-se dos materiais produzidos nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) – discutindo o programa e a sua contribuição para a efetivação de um diálogo entre a Educação Básica e o Ensino Superior. O texto introduz o contexto nacional e local do Programa, para então apresentar os conceitos de ciência e de cidadania assumidos na pesquisa, bem como as atividades desenvolvidas nos projetos, e a partir daí estabelece uma relação dialógica entre essas atividades e a abordagem teórica, finalizando com algumas considerações vinculadas aos resultados da pesquisa, dos quais podemos destacar mudança significativa na forma como os alunos bolsistas entendem a ciência e se reconhecem como sujeitos de direito.

 

Palavras-chave: Iniciação Científica. Ensino Médio. Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

SILVA, L. R.; ASSIS, A. E. S. Q. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania. Revista Exitus, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 78–107, 2017. DOI: 10.24065/20177ID186. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/186. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)