Formação do gestor escolar: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar no Piauí
Resumo
O texto traz o relato da experiência com práticas educativas desenvolvidas na formação continuada dos gestores escolares no Estado do Piauí. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - em Gestão Escolar, com duas edições realizadas, buscou promover a formação continuada dos gestores das redes Municipais e Estaduais de Ensino do Piauí que atuam na Educação Básica, contribuindo para a especialização do trabalho pedagógico e administrativo em uma perspectiva democrática. Ao longo do relato, descrevemos os componentes curriculares da proposta de formação e sua metodologia operacional com ênfase na articulação teórica-prática, tendo como eixo condutor a Sala Ambiente Projeto Vivencial que promoveu o diálogo entre os componentes curriculares das diversas salas e conduziu a construção e o desenvolvimento do Projeto de Intervenção. Dessa forma, esta sala ofereceu subsídios para o Trabalho Final do Curso que consistiu em um relatório crítico-analítico das ações planejadas e implementadas na escola pelo seu coletivo. Assim, podemos concluir que a proposta do Curso promoveu a reflexão e mudanças qualitativas nas escolas, evidenciada pela riqueza das temáticas abordadas no Trabalho de Conclusão de Curso que demonstraram a presença de princípios que fundamentaram a proposta de formação e foram incorporados a prática gestora.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Democracia. Formação.