Formação do gestor escolar: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar no Piauí

Autores

  • Josania Lima Portela Carvalhêdo
  • Teresa Christina Torres Silva Honório

Resumo

O texto traz o relato da experiência com práticas educativas desenvolvidas na formação continuada dos gestores escolares no Estado do Piauí. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - em Gestão Escolar, com duas edições realizadas, buscou promover a formação continuada dos gestores das redes Municipais e Estaduais de Ensino do Piauí que atuam na Educação Básica, contribuindo para a especialização do trabalho pedagógico e administrativo em uma perspectiva democrática. Ao longo do relato, descrevemos os componentes curriculares da proposta de formação e sua metodologia operacional com ênfase na articulação teórica-prática, tendo como eixo condutor a Sala Ambiente Projeto Vivencial que promoveu o diálogo entre os componentes curriculares das diversas salas e conduziu a construção e o desenvolvimento do Projeto de Intervenção. Dessa forma, esta sala ofereceu subsídios para o Trabalho Final do Curso que consistiu em um relatório crítico-analítico das ações planejadas e implementadas na escola pelo seu coletivo. Assim, podemos concluir que a proposta do Curso promoveu a reflexão e mudanças qualitativas nas escolas, evidenciada pela riqueza das temáticas abordadas no Trabalho de Conclusão de Curso que demonstraram a presença de princípios que fundamentaram a proposta de formação e foram incorporados a prática gestora.

 

Palavras-chave: Gestão Escolar. Democracia. Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

CARVALHÊDO, J. L. P.; HONÓRIO, T. C. T. S. Formação do gestor escolar: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar no Piauí. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 61–74, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/249. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)