LEITURA E ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
uma experiência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2554Palavras-chave:
Educação de Surdos, Leitura, Escrita, Lingua Portuguesa, LibrasResumo
A inserção de alunos surdos nas escolas brasileiras é assegurada pela Lei 14. 191, de 2021, que insere a educação bilíngue de surdos na LDB. Os educandários por sua vez, em sua maioria não contam com estruturas adequadas para receber esses discentes, além disso, desenvolver as habilidades em leitura e escrita em Língua Portuguesa é um dos principais desafios que circundam a sala de aula, a partir disso, o programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) Português/Libras, da Universidade Federal do Pará/UFPA-campus/Bragança, desenvolve a pesquisa no ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos, em escolas públicas da rede estadual da cidade de Bragança do Pará. A mesma objetiva desenvolver a leitura, escrita e interpretação textual dos discentes. Para isso, apoiamo-nos nos estudos de Ângelo e Menegassi (2022), Skliar (2013) e Quadros (2006), que apontam formas de ensinar Língua Portuguesa para alunos surdos de forma dinâmica e interativa através de recursos pedagógicos. A relevância desse estudo traz contribuições para a educação inclusiva de alunos surdos nas escolas regulares brasileiras. A metodologia utilizada tem como abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa participativa. Os resultados apontam que a produção do texto escrito em língua portuguesa pelo aluno surdo, a relevância deve ser dada ao conteúdo, mas alinhado ao conhecimento linguístico do aluno, promovendo a consciência social, a consciência semântica, a coerência e a sequência lógica. Neste sentido, as atividades desenvolvidas devem estabelecer a relação entre as duas línguas, numa abordagem visuoespacial critica.
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Referências
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