LEITURA E ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

uma experiência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2554

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Leitura, Escrita, Lingua Portuguesa, Libras

Resumo

A inserção de alunos surdos nas escolas brasileiras é assegurada pela Lei 14. 191, de 2021, que insere a educação bilíngue de surdos na LDB. Os educandários por sua vez, em sua maioria não contam com estruturas adequadas para receber esses discentes, além disso, desenvolver as habilidades em leitura e escrita em Língua Portuguesa é um dos principais desafios que circundam a sala de aula, a partir disso, o programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID) Português/Libras, da Universidade Federal do Pará/UFPA-campus/Bragança, desenvolve a pesquisa no ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos, em escolas públicas da rede estadual da cidade de Bragança do Pará. A mesma objetiva desenvolver a leitura, escrita e interpretação textual dos discentes. Para isso, apoiamo-nos nos estudos de Ângelo e Menegassi (2022), Skliar (2013) e Quadros (2006), que apontam formas de ensinar Língua Portuguesa para alunos surdos de forma dinâmica e interativa através de recursos pedagógicos. A relevância desse estudo traz contribuições para a educação inclusiva de alunos surdos nas escolas regulares brasileiras. A metodologia utilizada tem como abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa participativa. Os resultados apontam que a produção do texto escrito em língua portuguesa pelo aluno surdo, a relevância deve ser dada ao conteúdo, mas alinhado ao conhecimento linguístico do aluno, promovendo a consciência social, a consciência semântica, a coerência e a sequência lógica. Neste sentido, as atividades desenvolvidas devem estabelecer a relação entre as duas línguas, numa abordagem visuoespacial critica.

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Biografia do Autor

Lucas Silva Morais, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará -UFPA.

Leila Saraiva Mota, Universidade Federal do Norte do Tocantins / Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins – PPGLLIT/UFNT; Mestra em Linguagens e Saberes da Amazonia-PPLSA, Universidade Federal do Pará – UFPA; Líder do grupo de pesquisas em Estudos Linguísticos em Tipologias de Línguas de Sinais-GPELLSI/UFPA. Professora de Língua Brasileira de sinais-Libras, Na Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus-Bragança. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas, do Laboratório de Línguas Indígenas NEPPI/Lali.

Jose Ribamar Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA). Graduação em Letras Libras e Língua Portuguesa L2 para surdo, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2019). Integrante do grupo de pesquisas em Estudos Linguísticos em Tipologias de Línguas de Sinais (GPELLSI/UFPA).

Joana d’Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Bragança-PA / Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia. Bragança-PA, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Representações Sociais, Educação de Surdos e Condições Bilingues. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Docente - PIBID

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Morais, L. S. ., Mota, L. S. ., Silva, J. R. S. da ., & Neves, J. d’Arc de V. (2023). LEITURA E ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: uma experiência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID . Revista Saber Incluir, 1(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2554