EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: lacunas e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2571

Palavras-chave:

Educação a Distância, Psicologia, Transtornos de Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a Educação a Distância para estudantes com transtornos de aprendizagem. A discussão está apoiada nos conceitos de cibercultura e comunidade virtual de aprendizagem e sua implicações sobre o desenvolvimento humano; na legislação sobre Educação a Distância (EaD) e estudos que apontam a EaD como ferramenta no ensino para estudantes com deficiência e identificam as características de pessoas com transtornos de aprendizagem, orientando práticas educativas para esse público. Foi realizada, por meio da plataforma Google Acadêmico, o levantamento de pesquisas brasileiras, correspondentes ao período de 2007 a 2020, que entrelaçam Ensino a Distância, Psicologia e Transtorno de Aprendizagem. Utilizamos, como critério de seleção para essa busca, as seguintes palavras-chave aplicadas conjuntamente: “Educação a Distância”, “Psicologia” e “Transtornos de Aprendizagem”. Pretende-se, posteriormente, a elaboração de um manual  que contemple a construção dos conteúdos de componentes curriculares da área de Ciências em ambientes virtuais - e inclusivos - de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Kesley Vieira Ramos dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Faculdade de Formação de Professores (FFP). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Santos, K. V. R. dos . (2024). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: lacunas e contribuições. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2571