A LIBRAS NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO, EDUCACIONAL E SOCIAL DE SUJEITOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2589

Palavras-chave:

Identidades, Ser Surdo, Libras

Resumo

Neste estudo, apresenta-se um recorte da tese de Oliveira (2023) para ilustrar um dos elementos formativos na construção das identidades dos sujeitos surdos da Amazônia tocantina: a Libras. Assim, o objetivo geral é analisar o significado da Língua Brasileira de sinais na concepção que os Surdos da Amazônia Tocantina fazem de si e na construção de suas identidades. O estudo caracterizou-se enquanto uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, com foco teórico das narrativas de vida e da técnica da elaboração do desenho, descritas no Círculo Dialógico Cultural. Como resultado inferiu-se que a Libras apresenta-se em três dimensões: em uma dimensão humana, uma vez que, por meio dela, os entrevistados se identificam como surdos e demarcam seu pertencimento a uma comunidade linguística, em uma dimensão educacional, na qual indica a proposição e o fortalecimento de uma educação bilíngue e em uma dimensão social, já que, através do ensino de Libras em cursos básicos e na sua circulação em todos os espaços sociais, favorece o combate ao capacitismo para o anúncio de uma sociedade anticapacitista e inclusiva.

 

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Biografia do Autor

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Faculdade de Educação do Campo e do Programa de Pós-graduação em Educação e cultura, UFPA-Campus Cametá; Estado do Pará, Brasil. Coord. do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina (GESAT).

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Oliveira, W. M. M. de . (2024). A LIBRAS NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO, EDUCACIONAL E SOCIAL DE SUJEITOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2589