PROBLEMATIZANDO A “ATUALIZAÇÃO” DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ANO DE 2018 EM RELAÇÃO À INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Amabriane da Silva Oliveira Shimite Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2640

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Política pública de Educação, Inclusão de pessoas com deficiência

Resumo

No ano de 2018 foi proposta a reavaliação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva no Brasil, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Nesse sentido, seria possível propor uma reflexão sobre o histórico da Educação Especial e da perspectiva inclusiva no Brasil, bem como da história da Educação Superior e relacioná-los com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008 e com as propostas divulgadas pelo MEC de atualização desse documento, sob o ponto de vista das políticas públicas para o ensino superior no ano de 2018? Por meio desse resgate histórico, o presente artigo busca problematizar as discussões a respeito da atualização da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva frente a inclusão no ensino superior tecendo uma crítica ao explicitá-lo em relação à Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

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Biografia do Autor

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação. Universidade Estadual Paulista – UNESP/SP/Brasil.

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Publicado

2024-05-11

Como Citar

Shimite, A. da S. O. . (2024). PROBLEMATIZANDO A “ATUALIZAÇÃO” DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ANO DE 2018 EM RELAÇÃO À INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2640