ALÉM DO SILÊNCIO: reflexões sobre as narrativas (auto)biográficas de uma professora surda que ensina Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Autores

  • Edvanilson Santos de Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2642

Palavras-chave:

Inclusão, Formação de professores, Narrativas (auto) biográficas

Resumo

O presente estudo constitui-se como um recorte da pesquisa de doutoramento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, já finalizado. Temos, como objetivo central, investigar como se estabelecem as relações com o saber de uma professora surda que ensina Matemática em uma perspectiva inclusiva. Para este artigo, dentre as professoras que ensinam Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE), elegemos, como corpus, a escrita reflexiva de uma das participantes, com intuito de dar voz às suas experiências e desafios vividos, descritos a partir de uma narrativa (auto)biográfica. A pesquisa de campo ocorreu por meio de oficinas virtuais, sendo realizadas em parceria com o Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática – FORMEM e a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência - FUNAD. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Relação com o Saber, com base na técnica de leitura interpretativa-compreensiva, emergindo duas unidades temáticas, a primeira, denominada Identidade pessoal e exclusão e, a segunda, Identidade profissional. O estudo revela que não é possível separar a identidade pessoal do eu profissional, sobretudo, numa profissão essencialmente humana. Não obstante, mostra-nos que os momentos de exclusão vividos podem vir a afetar as relações estabelecidas com o saber.

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Biografia do Autor

Edvanilson Santos de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande (MS), Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Arte, Tecnologia e Sociedade (CNPq) e více-líder do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM/CNPq).

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –UNESP, Rio Claro(SP). Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande (MS), Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM/CNPq).

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Publicado

2024-05-10

Como Citar

Oliveira, E. S. de ., & Pereira, P. S. . (2024). ALÉM DO SILÊNCIO: reflexões sobre as narrativas (auto)biográficas de uma professora surda que ensina Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2642