ALÉM DO SILÊNCIO: reflexões sobre as narrativas (auto)biográficas de uma professora surda que ensina Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2642Palavras-chave:
Inclusão, Formação de professores, Narrativas (auto) biográficasResumo
O presente estudo constitui-se como um recorte da pesquisa de doutoramento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEduMat, da Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, já finalizado. Temos, como objetivo central, investigar como se estabelecem as relações com o saber de uma professora surda que ensina Matemática em uma perspectiva inclusiva. Para este artigo, dentre as professoras que ensinam Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE), elegemos, como corpus, a escrita reflexiva de uma das participantes, com intuito de dar voz às suas experiências e desafios vividos, descritos a partir de uma narrativa (auto)biográfica. A pesquisa de campo ocorreu por meio de oficinas virtuais, sendo realizadas em parceria com o Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática – FORMEM e a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência - FUNAD. Os dados foram analisados à luz da Teoria da Relação com o Saber, com base na técnica de leitura interpretativa-compreensiva, emergindo duas unidades temáticas, a primeira, denominada Identidade pessoal e exclusão e, a segunda, Identidade profissional. O estudo revela que não é possível separar a identidade pessoal do eu profissional, sobretudo, numa profissão essencialmente humana. Não obstante, mostra-nos que os momentos de exclusão vividos podem vir a afetar as relações estabelecidas com o saber.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para
uma psicanálise do conhecimento / Gaston Bachelard; Tradução Esteia dos Santos Abreu. - Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dezembro 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2005/decreto/d5626.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.626%2C%20DE%2022,19%20de%20dezembro%20de%202000. Acesso em: 30/01/2022.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed Editora: Porto Alegre, 2000.
CHARLOT, Bernard. A noção de relação com o saber: bases de apoio teórico e fundamentos antropológicos. In: CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 15-31.
CHARLOT, Bernard. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Revista Perspectiva, v. 20, n. especial, jul./dez. 2002.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHARLOT, Bernard. A Relação com o saber nos meios populares. – Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Legis Editora: Cidade do Porto, Portugal, 2009.
DOS, Bluent. & DEMIR, Servent. The analysis of the blogs created in a blended course through the reflective thinking perspective. Educational Sciences: Theory & Practice, 2013.
MOON, Jennifer. A handbook of reflective and experiential learning: Theory and practice. New Fetter Lane, London: RoutledgeFalmer, 2004.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.