EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA

Autores

  • Daniele Francisco de Araujo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2645

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Processo de Ensino e Aprendizagem, Democracia

Resumo

A finalidade deste artigo é discutir sobre Educação Inclusiva na contemporaneidade sob a ótica dos direitos humanos e de uma educação democrática. Para isso, são utilizadas as contribuições de três autores referência em educação: Lev SemionovitchVigotski, Paulo Freire e Gert Biesta. A escolha por esses autores aconteceu durante as disciplinas do curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Apesar de distantes cronologicamente, os autores tornam-se próximos em suas elucidações quanto à educação como um direito de todos, o que está de acordo com a política de Educação Inclusiva. Trata-se de uma revisão de literatura dividida em três partes: educação inclusiva como direito humano, processo de ensino e aprendizagem para a educação inclusiva e educação inclusiva para a democracia. As considerações finais comportam o reconhecimento e valorização da diversidade enquanto constitutiva do ser humano, assim como da democracia para o ser social, o que é objeto de reflexão para a educação inclusiva na contemporaneidade.

 

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Biografia do Autor

Daniele Francisco de Araujo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Programa de Pós-Graduação em Educação, contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC/UFRRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa ObEE.

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Publicado

2024-05-11

Como Citar

Araujo, D. F. de . (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE: DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2645