CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA: diferentes modos de compreensão

Autores

  • Rafael de Arruda Bueno José Miguel Prefeitura de Guarulhos-SP
  • Lilian Cristine Ribeiro Nascimento Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2647

Palavras-chave:

Concepções de linguagem, Leitura, Prática docente

Resumo

Esse artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação da Unicamp. O objetivo é apresentar e discutir as concepções de linguagem que podem envolver o trabalho do professor quando no planejamento e execução de qualquer atividade pedagógica, sobretudo naquelas que envolvam o trabalho com leitura em sala de aula ou algum tópico sobre o desenvolvimento de língua e linguagem dos alunos. A metodologia do trabalho se ancora na abordagem qualitativa por meio da pesquisa do tipo revisão bibliográfica, a qual sintetiza diferentes fontes bibliográficas relevantes, a partir da análise de autores que discutem as concepções de linguagem. O trabalho concluiu que diferentes formas de conceber a linguagem, bem como as diversas noções acerca da definição de leitura influenciam a prática do professor, conduzindo suas escolhas de materiais, de atividades e de avaliação dos alunos. Defendemos que a concepção de linguagem como interação é a que promove uma relação ensino-aprendizagem crítica, com respeito as ideias do educando e sua participação ativa em sala de aula.

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Biografia do Autor

Rafael de Arruda Bueno José Miguel , Prefeitura de Guarulhos-SP

Mestre em Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador de programas educacionais na Prefeitura de Guarulhos, Guarulhos-SP, Brasil e docente na Fatec de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes-SP, Brasil.

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento , Universidade de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Unicamp, SP, Brasil.

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Publicado

2024-05-11

Como Citar

Miguel , R. de A. B. J. ., & Nascimento , L. C. R. . (2024). CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA: diferentes modos de compreensão. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2647