CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA: diferentes modos de compreensão
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2647Palavras-chave:
Concepções de linguagem, Leitura, Prática docenteResumo
Esse artigo é um recorte da dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação da Unicamp. O objetivo é apresentar e discutir as concepções de linguagem que podem envolver o trabalho do professor quando no planejamento e execução de qualquer atividade pedagógica, sobretudo naquelas que envolvam o trabalho com leitura em sala de aula ou algum tópico sobre o desenvolvimento de língua e linguagem dos alunos. A metodologia do trabalho se ancora na abordagem qualitativa por meio da pesquisa do tipo revisão bibliográfica, a qual sintetiza diferentes fontes bibliográficas relevantes, a partir da análise de autores que discutem as concepções de linguagem. O trabalho concluiu que diferentes formas de conceber a linguagem, bem como as diversas noções acerca da definição de leitura influenciam a prática do professor, conduzindo suas escolhas de materiais, de atividades e de avaliação dos alunos. Defendemos que a concepção de linguagem como interação é a que promove uma relação ensino-aprendizagem crítica, com respeito as ideias do educando e sua participação ativa em sala de aula.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Laud e Yara Frateschi Vieira. 12ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1979]. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Bakhtin-Marxismo_filosofia_linguagem.pdf . Acessado em: 20 mar. 2024.
BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantina Galvão G. Pereira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1979]. Disponível em: http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/201202605200821164092b8a65e812866/BAKHTIN_Mikhail._Esttica_da_Criao_Verbal._So_Paulo._Martins_Fontes_2003.pdf . Acessado em: 20 mar. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acessado em: 20 mar. 2024.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. Coleção Pensamento e ação na sala de aula. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2009.
FERNANDES, Nohad Mouhanna. Concepções de linguagem e o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura, Dourados, nº 1, 2004. Disponível em: http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n1/inter_estudos/concepcoes.html Acessado em: 20 mar. 2024.
FERNANDES, Nohad Mouhanna. O ensino/aprendizagem da produção textual na quinta série do ensino fundamental: análise do processo e do produto. 1999. 223 fls. Dissertação. Mestrado em Linguística Aplicada na área de ensino/aprendizagem de Língua Materna – Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Disponível em: http://www.ple.uem.br/ defesas/pdf/nmfernandes.pdf . Acessado em: 20 mar. 2024.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011.
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GERALDI, João Wanderley. A linguagem em Paulo Freire. Educação, Sociedade & Culturas, nº 23, p. 7-20, 2005. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23Joao_Geraldi.pdf . Acessado em: 20 mar. 2024.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 2ª ed. Cascavel: Assoeste, 1984.
HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br . Acessado em: 20 mar. 2024.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra – DC Luzzatto, 1996.
MIGUEL, Rafael de A. B. J. Estratégias de leitura do português usadas por alunos surdos jovens e adultos. 2019. 150 fls. Dissertação. Mestrado em Educação – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637843 . Acessado em: 20 mar. 2024.
NUNES, Maria Fernanda Rezende Nunes; KRAMER, Sônia Kramer. Linguagem e alfabetização: dialogando com Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Revista Contemporânea de Educação, nº 11, jan./jun. 2011. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/ article/view/1624/1472 . Acessado em: 20 mar. 2024.
OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. A leitura no processo de formação de professores: um estudo de como o conceito de letramento foi lido e significado no contexto imediato da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos de Língua Portuguesa, do curso de Pedagogia. 2010. 177 fls. Tese. Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251472 . Acessado em: 20 mar. 2024.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2014.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 11-19, jan./jun. 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10708/10213 . Acessado em: 20 mar. 2024.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; GÓES, Maria Cecília Rafael de (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 12ª ed. Campinas: Papirus, 1993.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Afeche e Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Teoria e método em psicologia. Tradução: Claudia Berliner. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.