A INCLUSÃO COMO NECESSIDADE DO NEOLIBERALISMO E OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ESCOLA

Autores

  • Carolina Pereira Noya Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2815

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Neoliberalismo

Resumo

Esta escrita é uma escolha por assumir os riscos de colocar sob suspeita o que vem sendo produzido nos discursos oficiais a favor da inclusão escolar. É uma breve análise das recorrências discursivas de documentos oficiais que têm como centralidade a defesa da educação inclusiva. Toma os documentos oficiais como produtos e produtores de significados sobre a inclusão e a escola inclusiva, que operam na lógica do neoliberalismo como modo de vida. Buscando problematizar a inclusão como uma necessidade do neoliberalismo e seus efeitos nos processos de in/exclusão escolar, a analítica teve por inspiração os Estudos Foucaultianos em Educação, a partir do pensamento pós-estruturalista. Na sociedade neoliberal, é preciso governar a todos, de modo que todos tenham condições de participar do jogo colocado pela lógica da concorrência. Para concorrer é preciso estar incluído. Nesse cenário, é que defende-se um exercício de problematização, que faça suspeitar dos acontecimentos dados por naturais, tais como a superação da exclusão com o advento dos movimentos mundiais de inclusão escolar. E com isso, denunciar práticas escolares que, ao capturar a diferença, estão mais alinhadas com o sustentar da norma que exclui, do que de fato, estão ocupadas em investir em práticas escolares inclusivas.

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Biografia do Autor

Carolina Pereira Noya, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa - DEC Diferença, Cultura e Educação.

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Publicado

2025-01-19

Como Citar

Noya, C. P. . (2025). A INCLUSÃO COMO NECESSIDADE DO NEOLIBERALISMO E OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ESCOLA. Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2815