A INCLUSÃO COMO NECESSIDADE DO NEOLIBERALISMO E OS PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2815Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão Escolar, NeoliberalismoResumo
Esta escrita é uma escolha por assumir os riscos de colocar sob suspeita o que vem sendo produzido nos discursos oficiais a favor da inclusão escolar. É uma breve análise das recorrências discursivas de documentos oficiais que têm como centralidade a defesa da educação inclusiva. Toma os documentos oficiais como produtos e produtores de significados sobre a inclusão e a escola inclusiva, que operam na lógica do neoliberalismo como modo de vida. Buscando problematizar a inclusão como uma necessidade do neoliberalismo e seus efeitos nos processos de in/exclusão escolar, a analítica teve por inspiração os Estudos Foucaultianos em Educação, a partir do pensamento pós-estruturalista. Na sociedade neoliberal, é preciso governar a todos, de modo que todos tenham condições de participar do jogo colocado pela lógica da concorrência. Para concorrer é preciso estar incluído. Nesse cenário, é que defende-se um exercício de problematização, que faça suspeitar dos acontecimentos dados por naturais, tais como a superação da exclusão com o advento dos movimentos mundiais de inclusão escolar. E com isso, denunciar práticas escolares que, ao capturar a diferença, estão mais alinhadas com o sustentar da norma que exclui, do que de fato, estão ocupadas em investir em práticas escolares inclusivas.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
BAYER, Hugo. Educação Inclusiva ou Integração Escolar? Implicações Pedagógicas dos conceitos como rupturas paradigmáticas. In: BRASIL, Ensaios pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
BRASIL. Ensaios pedagógicos - Educação Inclusiva: Direito a diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
BRASIL. Ensaios pedagógicos - construindo escolas inclusivas: 1. ed. Brasília: MEC, SEESP, 2005.
BRASIL. Marcos Políticos-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, SEESP, 2010.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1992.
DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: Curso dado no Collège de France. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GADELHA, Sylvio. Empresariamento da sociedade e governo da infância pobre. IN: RESENDE, Haroldo de (Org). Michel Foucault: O governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. (P. 345 – 366)
HATTGE, Morgana Domênica. Políticas de educação para todos: um imperativo nos sistemas de ensino. In: In/exclusão: nas tramas da escola (org) LOPES, Maura Corcini e DAL’IGNA Maria Cláudia. Canoas: Ed. Ulbra, 2007.
VARELA, Julia. ALVAREZ-URIA, Fernando. A Maquinaria escolar. Teoria & Educação. São Paulo, n. 6. 1992. P. 68 – 96.
PINEAU, Plablo. Como a noite engendra o dia e o dia engendra a noite. Revisando o vínculo da produção mútua entre escola e Modernidade. Pro-Posições. V. 19, n. 3 - set/dez. 2008. P. 83 – 104.
LOPES, Maura C. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura C. e HATTGE, Morgana D. (Org.) Inclusão Escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
LOPES, M. C. Inclusão & Educação/Maura Corcini Lopes, Eli Henn Fabris. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
LOPES, Maura Corcini. Inclusão como estratégia e imperativo de Estado: a educação e a escola na produção de sujeitos capazes de incluir. IN: RESENDE, Haroldo de (Org). Michel Foucault: O governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. (P. 291 – 304)
LUNARDI, Márcia Lise. Inclusão/Exclusão: duas fases da mesma moeda. Cadernos, nº 18. Edição: 2001.
MACHADO, Fernanda de Camargo. Racionalidade Neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes. 2015. 175 p. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. A maquinaria escolar na produção de subjetividades para uma sociedade inclusiva / Eliana da Costa Pereira de Menezes. – 2011.
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira entre nós: A defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, Dezembro, 2000.
VEIGA-NETO, Alfredo. Neoliberalismo, império e políticas de inclusão. In: RECHIO, Cinara F. e FORTES, Vanessa G. (Org.). A educação e a inclusão na contemporaneidade. Boa Vista, editora da UFRR, 2008. P. 11 – 28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.