AS CONSEQUÊNCIAS CURRICULARES DO APOIO TUTORIAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS PORTUGUESES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (ESTUDO DE CASO)

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal
  • Ana Isabel Nogueira Ferreira Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2812

Palavras-chave:

Apoio Tutorial, Flexibilização curricular, Necessidades educativas específicas

Resumo

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho permite aprendizagem e inclusão dos alunos portugueses com necessidades específicas, usufruindo Apoio Tutorial. O escopo da metodologia qualitativa utilizada, na modalidade de estudo de caso, teve propósito compreender o contributo do apoio tutorial no acesso ao currículo por parte daqueles alunos num Agrupamento de Escola. É uma pesquisa exploratória (observacional, transversal, descritivo, analítico, interpretativo) assente nos objetivos: compreender significado do apoio tutorial; e caraterísticas do professor-tutor; identificar os conhecimentos dos sujeitos em estudo sobre o papel do professor-tutor; caraterizar as metodologias de intervenção desenvolvidas no apoio tutorial; compreender as vantagens do apoio tutorial no acesso ao currículo, por parte dos alunos; conhecer várias áreas de competências trabalhadas na tutoria. A amostra inclui 4 alunos, intencionalmente selecionados, beneficiadores ano letivo 2022-23 daquela medida normativa de suporte, respetivos pais, diretores de turma e coordenadora da equipa de apoio e educação especial. Recorremos às técnicas de recolha de dados: observação participante, não-participante e documental; entrevistas semiestruturadas; notas de campo. Submetemos os dados à análise de conteúdo, agrupando a informação relevante em categorias/subcategorias, interpretando-as na base da triangulação. Cumprimos os procedimentos éticos e legais da investigação. Os resultados confirmaram que a tutoria é mediadora e habilitativa no acesso às aprendizagens dos alunos com necessidades específicas, desde que seja ajustada, ponderada, estruturada e monitorizada. Verificámos que o Apoio Tutorial contribui no acesso ao currículo, numa compensação relacional, promoção de competências, adaptação ao currículo, num efetivo exercício autonomia e flexibilidade curricular.

 

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal

Doutor em Educação/Ciências da Educação, no domínio da Teoria e História da Educação, sendo professor Coordenador C/ Título de Agregado à Universidade, na área da Educação/História da Educação Social no IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco-Portugal), do Dept.º Ciências Sociais e Humanas. Investigador integrado no CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa.

Ana Isabel Nogueira Ferreira , Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal

Mestre em Educação Especial pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Professora de educação especial no Agrupamento de Escolas de Seia/Portugal.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Martins, E. C. . ., & Ferreira , A. I. N. . (2024). AS CONSEQUÊNCIAS CURRICULARES DO APOIO TUTORIAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS PORTUGUESES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (ESTUDO DE CASO). Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2812