IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB

Autores

  • Andréia Ferreira da Silva
  • Patrícia Rocha de Brito Lira

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou os impactos da divulgação do Ideb na organização escolar e na organização do trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/Paraíba. Examinou como os resultados do Ideb vem sendo assimilados e utilizados pela escola e de que modo as docentes posicionam-se diante desse índice. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola que obteve um resultado no Ideb abaixo da média do município de Campina Grande/PB no ano de 2007. Foi feita uma revisão da bibliografia que trata da reforma do Estado no país e da consolidação do Estado avaliador, bem como, realizou-se o estudo da legislação que institui a política de avaliação externa da educação nacional. Os dados coletados revelam que a divulgação do Ideb tem interferido na organização escolar e no trabalho docente. Observou-se, dentre outros, que a ampliação dos exames nacionais de avaliação, mais especificadamente, a Prova Brasil e o Ideb, focos desse estudo, têm contribuído para a intensificação do trabalho docente e sua responsabilização para autorresponsabilização pelo desempenho dos alunos nos testes.

 

Palavras-chave: Ideb. Organização escolar. Organização do trabalho docente.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

SILVA, A. F. da; LIRA, P. R. de B. IDEB, as mudanças na organização escolar e no trabalho docente em uma escola municipal de Campina Grande/PB. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 27–43, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/57. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos