Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexões

Autores

  • Andréia da Silva Quintanilha Sousa
  • Betânia Leite Ramalho

Resumo

O artigo se propõe a uma reflexão sobre o papel da educação à distância na formação dos professores da educação básica. O discurso da “democratização” do acesso ao conhecimento, via ambiente virtual não pode perder de vista que há interesses mercadológicos que impulsionam e justificam a modalidade à distância enquanto política educacional, como bem demonstram os Documentos da Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization) e os marcos regulatórios em vigor. Nesse sentido, defendemos que as Novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) demandam análises mais profundas dos seus pressupostos e dos modos pelos quais suas contradições serão resolvidas no contexto da formação de professores brasileiros.

 

Palavras-chave: Política educacional. Educação a Distância. Formação de professores.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

SOUSA, A. da S. Q.; RAMALHO, B. L. Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexões. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 45–55, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/62. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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