BILINGUISMO EM LÍNGUAS DE SINAIS
crianças brasileiras surdas aprendem ASL – American Sign Language com o professor Surdo
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2546Palavras-chave:
ASL, Ensino-aprendizagem de línguas, Libras, SurdoResumo
Este artigo faz parte de um projeto que foi realizado na creche da APADA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de Audição, de Niterói - Rio de Janeiro. Projeto criado pela diretora Luciane Rangel Rodrigues junto com o professor que ministrava as aulas de American Sign Language – ASL, em 2006, às crianças surdas de faixa etária entre 5 e 7 anos que já dominavam Língua Brasileira de Sinais – Libras, e ainda estavam no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. Do mesmo modo que as crianças ouvintes estudam o inglês como uma disciplina escolar, as crianças surdas também podem aprender outra língua estrangeira como língua de sinais, podendo ser esta na modalidade visual-espacial. Metodologicamente, foi realizado a elaboração de materiais para comparar e entender as diferenças entre a Libras e a ASL. Também foram utilizados materiais didáticos visuais, como cartazes, colocados na parede, além da prática de conversas em diferentes contextos, levando o aluno a perceber e a entender o que estava sendo falado. Não foram ensinados sinais soltos, mas sim dentro de contextos em que o professor, também surdo, conversava com os alunos. Os conteúdos programáticos foram elaborados junto com professor que domina a ASL. Os resultados demonstraram claramente que, por ser um idioma visual, crianças podem aprender com facilidade a ASL.
Downloads
Referências
BRITO, Lucinda Ferreira. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
GROESJEAN, Francois. O direito da criança surda de crescer bilíngue. Suiça: 2021.
SACKS, Oliver. Vendo Vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de janeiro: Imago, 1989.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
VYGOTKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1989.