SINAIS DE BATISMO DOS PERSONAGENS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS (LENDAS, CONTOS POPULARES E FOLCLORES) NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2570

Palavras-chave:

Lendas, Folclore, Neologismo, Libras, Alfabetização, Pessoas Surdas

Resumo

Com o avanço dos direitos dos surdos e o reconhecimento de sua língua, Lei Libras – Lei 10.436/2002 (BRASIL, 2002), foi notadamente crescente o interesse em pesquisas na área educacional direcionada a eles, com a finalidade de se estabelecer métodos eficazes para concretizar sua educação, garantindo-lhes oportunidades imediatas e futuras. A pesquisa foca o ensino e aprendizagem através dos gêneros Literários (lendas, contos populares e folclores) aos alunos Surdos, contribuindo para avanços em torno do conhecimento das necessidades de (re) construções e adequações necessárias ao seu aproveitamento escolar e do uso de sinais regionais da cultura local. Tem como objetivo que é produzir material bilíngue e imaterial de Lendas, Contos Populares e Folclóricos no desenvolvimento da Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas. A metodologia utilizada foi realizada pela pesquisa bibliográfica e descritiva com abordagem qualitativa e exploratória. Sucedida do levantamento de informações teóricas por meio de buscas na literatura em livros e/ou capítulos, artigos científicos, Blog, Youtube, sites, na área da surdez, área Linguística, e outras áreas afins. Utiliza-se os personagens lendários e folclóricos da categoria (Lendas, Contos Populares e Folclore) existentes e com sinais identificatórios e suas histórias existentes mais a criação de novos sinais identificatórios não existente no território brasileiro com o uso da Configuração de Mãos e outros parâmetros para facilitar o manuseio das unidades gramaticais da Libras no determinado sinal de modo correto, em conformidade dos argumentos linguísticos das autoras Quadros e Karnopp (2004) que os componentes não manuais orienta a reproduzi-los corretamente na narrativa de contos populares, lendas e folclores em Libras com o produto como base de leitura e de entretenimento.

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Biografia do Autor

Ramon Dias de Araújo , Instituto Nacional de Educação de Surdos

Mestrando do Curso de Mestrado Profissional de Educação Bilíngue do INES. Professor Substituto da Disciplina: Libras no DFCRH/INES.

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Educação. Professora da Graduação e Pós-Graduação (Curso de Mestrado Profissional de Educação Bilíngue do INES) e Coordenadora e Líder do GP: Instrução de Libras como L1 e L2.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Araújo , R. D. de ., & Campello, A. R. e S. . (2024). SINAIS DE BATISMO DOS PERSONAGENS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS (LENDAS, CONTOS POPULARES E FOLCLORES) NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2570

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