LIBRAS INSTRUMENTAL: Noções Básicas, como metodologia ativa na promoção de acessibilidade

Autores

  • Iranides Silva Melo Neto Universidade Federal de Alagoas
  • William Santos Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Darlene Seabra de Lira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2644

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Comunidade Surda

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil. O projeto extensionista "LIBRAS INSTRUMENTAL: NOÇÕES BÁSICAS" tem como objetivo principal promover o reconhecimento e respeito à Libras como uma língua legítima. A disseminação desta língua é crucial para a inclusão e plena participação das pessoas surdas na sociedade, garantindo o respeito aos seus direitos conforme as leis vigentes. Esta iniciativa visa avaliar a participação do público em ações de extensão voltadas à acessibilidade, com o intuito de alcançar uma ampla adesão da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia adotada abrange diversas abordagens, como aulas expositivas, práticas, participativas e interativas, visando proporcionar um aprendizado significativo dos participantes.

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Biografia do Autor

Iranides Silva Melo Neto , Universidade Federal de Alagoas

Aluno de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Penedo/AL/Brasil.

William Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Aluno de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Penedo/AL/Brasil.

Darlene Seabra de Lira , Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestra em Ciências da Sociedade pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Professora de Educação / Libras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Penedo/AL/Brasil

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Publicado

2024-05-11

Como Citar

Melo Neto , I. S. ., Silva, W. S. ., & Lira , D. S. de . (2024). LIBRAS INSTRUMENTAL: Noções Básicas, como metodologia ativa na promoção de acessibilidade. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2644

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