LIBRAS INSTRUMENTAL: Noções Básicas, como metodologia ativa na promoção de acessibilidade
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2644Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Comunidade SurdaResumo
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil. O projeto extensionista "LIBRAS INSTRUMENTAL: NOÇÕES BÁSICAS" tem como objetivo principal promover o reconhecimento e respeito à Libras como uma língua legítima. A disseminação desta língua é crucial para a inclusão e plena participação das pessoas surdas na sociedade, garantindo o respeito aos seus direitos conforme as leis vigentes. Esta iniciativa visa avaliar a participação do público em ações de extensão voltadas à acessibilidade, com o intuito de alcançar uma ampla adesão da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A metodologia adotada abrange diversas abordagens, como aulas expositivas, práticas, participativas e interativas, visando proporcionar um aprendizado significativo dos participantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 05 de ago. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 8 dez. 2023.
CHAVEIRO, Neuma et al. Atendimento à pessoa surda que utiliza a língua de sinais, na perspectiva do profissional da saúde. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 15, n. 4, dez. 2010. ISSN 2176-9133. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/20359. Acesso em: 08 dez. 2023.
GARCÍA, Matilde Bolaño; ACOSTA, Nixon Duarte; CASTRO, Keguin González . Producción científica sobre el uso de las TIC como herramienta de inclusión social para personas sordas: un análisis bibliométrico. Salud, Ciencia y Tecnología, [S. l.], v. 3, p. 318, 2023. DOI: 10.56294/saludcyt2023318. Disponível em: https://revista.saludcyt.ar/ojs/index.php/sct/article/view/318. Acesso em: 8 dez. 2023.
GRANEMANN, Jussara Linhares. Língua Brasileira de Sinais–Libras como L1 para estudantes surdos nos anos iniciais do ensino fundamental. REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576), v. 9, n. 2, p. 270-282, 2017. Acesso em: 08 dez. 2023.
HARTMANN, Andressa Corcete; MARONN, Tainá Griep; SANTOS, Eliane Gonçalves. A importância da aula expositiva dialogada no Ensino de Ciências e Biologia. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, v. 1, n. 1, 2019. Acesso em: 8 dez. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Alagoas. IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/penedo/panorama. Acesso em: 26 fev. 2024.
NUNES, Valeria Fernandes; BERNARDO, Sandra Pereira. COMUNICAÇÃO EM LIBRAS: UM ESTUDO COM BASE NA REDE DE ESPAÇOS COMUNICATIVOS BÁSICOS / Communication in LIBRAS: a study based on Basic Communicative Spaces Network. Pensares em Revista, [S. l.], n. 12, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/33827. Acesso em: 8 dez. 2023.
SANTOS, Adriel Viera et al. Rede neural artificial convolucional aplicada ao reconhecimento de configuração de mão nos símbolos de 0 a 9 da língua brasileira de sinais (LIBRAS). In: Anais Estendidos do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2019. p. 21-24. Acesso em: 05 de ago. de 2023.
SILVA, Julieta Beserra da. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2019. Acesso em: 8 dez. 2023.
FERNANDES, M. C. et al. UNIVERSIDADE E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A VISÃO DOS MORADORES DAS COMUNIDADES CIRCUNVIZINHAS. SCIELO. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SfxX7fpVccbMrSSDHqCSNhy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2024.