TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NO AEE

Experiências e narrativas sobre diferenças e inclusão escolar

Autores/as

  • Victor Souza Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Charles Maycon Almeida Mota Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2662

Palabras clave:

Narrativas (auto)biográficas. Formación docente. Educación inclusiva.

Resumen

Este estudio buscó comprender cómo las narrativas (auto)biográficas evidenciadas en la carta narrativa de la profesora colaboradora que desarrolla la Atención Educativa Especializada (AEE) reflejan las prácticas pedagógicas inclusivas, considerando los marcadores sociohistóricos que forjan las concepciones acerca de la centralidad de las diferencias presentes en la institución escolar. Se utilizó como método la Investigación Narrativa con enfoque biográfico-narrativo. Se tomó como dispositivo de investigación una carta reflexiva sobre las experiencias de vida-formación-profesión de la docente colaboradora. El estudio contó con la participación de una profesora colaboradora. El presente estudio tuvo como perspectiva de análisis el movimiento comprensivo-interpretativo de las narrativas. Los resultados evidencian elementos consustanciales que constituyen la formación y la identidad de la profesora colaboradora, siendo ellos: la identidad docente, las influencias familiares, el contexto social y político, los desafíos profesionales y las prácticas pedagógicas orientadas hacia la inclusión.

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Biografía del autor/a

Victor Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente do curso de licenciatura em Pedagogia, faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva e estou prestes a concluir o curso de graduação. No momento, também estou cursando a pós lato sensu em Atendimento Educacional Especializado (AEE)

Charles Maycon Almeida Mota, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA. Professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, pesquisador e vice coordenador do GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva, no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. É membro do GT 13 Ensino Fundamental da ANPED. Membro da Reppod - Rede de Pesquisa da Profissão Docente. Doutor em Educação e Contemporaneidade no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Santos, V. S., & Mota, C. M. A. (2024). TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NO AEE: Experiências e narrativas sobre diferenças e inclusão escolar. Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2662